4 - Os diferentes métodos de análise de viabilidade de projetos de investimento

Há vários métodos utilizados pelas empresas para classificar projetos e para decidir se devem ou não aceitá-los para inclusão no orçamento de capital. Três técnicas se destacam, a saber:

a) período de payback;
b) valor presente líquido (VPL ou NPV);
c) taxa interna de retorno (TIR ou IRR).

Período de Payback - definido, segundo Brigham, Gapenski e Ehrhardt (2001), como o número esperado de anos necessários para recuperar o investimento original de um projeto, o método do período de payback foi o primeiro método formal utilizado para avaliar projetos de orçamento de capital.

Segundo Ross, Westerfield e Jaffe (2002), o critério do payback é freqüentemente utilizado por empresas grandes e sofisticadas na tomada de decisão de investimentos que envolvem montantes relativamente pequenos.

Tem sido sugerido que as empresas, com oportunidade de investimento muito boa, mas sem caixa disponível, utilizem o método do período de payback - o que é justificável. Por exemplo, o método poderia ser empregado por empresas pequenas e fechadas, com boas perspectivas de crescimento, mas de acesso limitado aos mercados de capitais. A recuperação rápida do dinheiro pode ampliar as possibilidades de reinvestimento de tais empresas.



Copyright © 2019 UPIS.