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- Introdução As estratégias de marketing estão diretamente relacionadas às variáveis controláveis do marketing mix, como produto, preço, promoção e distribuição. Além dessas estratégias, existem outras, de fundamental importância para o administrador de marketing, como: relacionamento com clientes, análise da concorrência, comportamento do consumidor, ciclo de vida do produto, pesquisa de mercado, diferenciação, posicionamento e segmentação de mercado. O conhecimento dessas variáveis possibilita ao administrador perfeito entendimento do mercado, facilitando-lhe a adoção de um marketing mix adequado ao público escolhido. |
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| O ponto crítico no planejamento de marketing é, sem dúvida, a identificação dos alvos de mercado. Uma das soluções que se apresenta como ponto de apoio e que subsidiará a tomada de decisão é o processo de segmentação de mercado. A
segmentação de mercado baseia-se na idéia de que
um determinado produto não pode satisfazer as necessidades e os
desejos de todos os consumidores. O motivo é simples, os consumidores
são muitos, estão dispersos em diversas regiões,
têm hábitos de compra variados, gostos diferenciados e variam
em suas necessidades, desejos e preferências. |
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Alguns conceitos de segmentação de mercado: KOTLER(2000) - Segmentação de mercado é o ato de dividir o mercado em grupos distintos de compradores, que pode exigir mix de produto e/ou de marketing distinto. VAZ (1999) - Segmentação do mercado é a divisão do público em agrupamentos homogêneos, com uma ou mais referências mercadologicamente relevantes. WEBSTER (1979) - Segmentação do mercado é uma estratégia que visa escolher clientes ou diferenciá-los entre os clientes com base em suas reações ao mix de marketing, como um ponto de partida para escolher entre determinadas oportunidades de mercado e para adaptar as estratégias de marketing a essas oportunidades.
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| O objetivo básico da segmentação é concentrar esforços de marketing em determinados alvos que a empresa entende como favoráveis para serem explorados comercialmente em decorrência de sua capacidade de satisfazer à demanda desses focos de maneira mais adequada. O objetivo da pesquisa de segmentação é analisar mercados, encontrar nichos e oportunidades e capitalizar por meio de uma posição competitiva superior. Isto pode ser conseguido pela seleção de um ou mais grupos de usuários como alvos para a atividade de marketing e pelo desenvolvimento de programas de marketing únicos para atingir esses consumidores potenciais (segmentos de mercado).
Cada segmento deverá ser constituído por grupos de consumidores que apresentem o mínimo de diferenças entre si, do ponto de vista das características adotadas, e o máximo de diferenças em relação aos demais segmentos. |
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2 - Propósitos, Vantagens e Requisitos para a Segmentação A segmentação de mercado é uma técnica que contribui para a descoberta e a exploração de novas oportunidades mercadológicas e tem os seguintes propósitos:
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| Com a segmentação de mercado, a empresa obtém uma série de vantagens sinérgicas. Essas vantagens incluem:
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| O
conjunto de vantagens propicia à empresa melhores condições
para localizar e avaliar as oportunidades de marketing. Também
auxiliam o administrador de marketing na avaliação das forças
e da vulnerabilidade da concorrência e, com isso, o capacitam a
tomar decisões que possam minimizar os pontos fracos da empresa
e otimizar seus pontos fortes.
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Kotler apresenta contribuições inovadoras e importantes que são observadas na escolha do segmento útil e eficaz. Os segmentos de mercado são: mensuráveis, substanciais, acessíveis e acionáveis. Mensuráveis - Referem-se à informação sobre a existência das várias características do consumidor e até que ponto é possível obtê-la. Procura-se observar se o segmento é mensurável, no sentido de identificar seu tamanho, seu poder de compra e suas características. Substanciais - Referem-se ao tamanho do segmento, no sentido de identificar se é amplo e lucrativo, o suficiente para desenvolver um programa de marketing específico para explorá-lo. |
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| Acessíveis - Referem-se à análise das possibilidades com que a empresa pode efetivamente concentrar seus esforços de marketing e atingir efetivamente os segmentos escolhidos, o que nem sempre é possível. Há casos em que o segmento é mensurável e substancial, mas difícil de ser atingido. Acionáveis - Referem-se à capacidade da empresa em formular programas eficazes, a fim de atrair e atender os segmentos. É possível identificar diversos segmentos que se apresentem lucrativos, mas a empresa não tem estrutura para preparar programas de marketing específicos para cada segmento. |
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3 - Variáveis de Segmentação Os mercados consistem de compradores que diferem entre si em um ou mais aspectos. Podem diferir em termos de desejos, poder de compra, localização geográfica, atitudes e práticas de compra. Quaisquer destas variáveis podem ser utilizadas para segmentar um mercado. O marketing estratégico moderno possui três importantes etapas - Segmentação, Alvo e Posicionamento. Segmentação - identificar e agrupar grupos distintos de compradores que podem exigir produtos e/ou compostos de marketing separados. Alvo - selecionar um ou mais segmentos do mercado para atuar. Posicionamento - estabelecer e comunicar ao mercado os principais benefícios dos produtos.
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| Para melhor segmentar o mercado, os gestores de marketing utilizam algumas variáveis que facilitam esta tarefa. Essas variáveis são:
Geográficas
- O critério geográfico, como base para a segmentação
de mercado, propõe dividir o mercado em unidades geográficas
diferentes como: continentes, países, estados, regiões,
municípios ou bairros. E, em muitos casos, subdividir cada segmento
em grupos menores, propicia melhor adequação da força
de vendas, canais de distribuição e verbas publicitárias.
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Demográficas - As variáveis demográficas são consideradas por muitos autores como as mais populares e importantes para distinguir grupos de consumidores no mercado. A maioria das empresas costuma segmentar o mercado, combinando duas ou mais variáveis demográficas. A grande vantagem dessas variáveis é que elas são de fácil mensuração em relação às demais. As principais dimensões são: idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, ocupação, nível de escolaridade, religião, raça, nacionalidade, renda familiar e classe social. A classe social do consumidor exerce forte influência sobre a preferência por vestuário, atividades de lazer, hábitos de leitura e assim por diante. Por exemplo, na variável "ciclo de vida da família", podemos ter produtos destinados aos seguintes públicos: jovem solteiro, jovem casado sem filhos, jovem casado com filhos até 2 anos, meia idade casado com filhos adolescentes, etc.
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| Psicográficas - A segmentação psicográfica divide os consumidores em diferentes grupos, por seu estilo de vida e traços de personalidade. As pessoas pertencentes a um mesmo grupo demográfico podem apresentar perfis psicográficos bastante diferentes. Os bens que as pessoas consomem expressam seus estilos de vida. Assim, um cidadão consciente procura um carro que atenda às suas necessidades de economia, segurança e preocupação com a ecologia. |
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Comportamentais - Nas variáveis ligadas ao comportamento, os consumidores são divididos em grupos com base nos seus conhecimentos, atitudes, uso ou respostas aos produtos. Procura-se descrever certos aspectos que envolvem a relação entre o comprador e um produto específico. Diversas variáveis desse tipo, como intensidade de uso, motivos de compra, lealdade à marca ou ao canal de distribuição, são comumente usadas tanto individualmente como em conexão com outros critérios de segmentação. As variáveis comportamentais são: ocasião de compra, benefícios procurados, status de usuário, índice de utilização do produto, status de fidelidade, atitude em relação aos produtos. |
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Exemplos das principais variáveis de segmentação para os mercados consumidores:
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Resumo A segmentação de mercado é uma das mais poderosas armas estratégicas à disposição do administrador de marketing. Seu objetivo é identificar, no mercado, a menor unidade para a qual ainda é prático preparar um programa específico de marketing, o que só poderá ocorrer se o segmento demonstrar-se bastante amplo para ser lucrativo e caso a empresa tenha acessibilidade ao segmento. O fundamento da segmentação de mercado é relativamente simples e baseia-se na idéia de que um produto comum não pode satisfazer as necessidades e os desejos de todos os consumidores. Os consumidores são dispersos em diversas regiões, têm hábitos de compras variados, gostos diferenciados, e variam em suas necessidades, desejos e preferências. Especial atenção deve ser dada ao processo de segmentação de mercado, no sentido de selecionar um conjunto de variáveis que sejam capazes de identificar e categorizar clientes em grupos que mutuamente se excluam e cujas respostas às ações de marketing sejam relativamente homogêneas. A função da segmentação de mercado é de agrupar indivíduos, cujas ações esperadas aos esforços de marketing sejam semelhantes ao longo de determinado período. As principais variáveis de segmentação de mercado são: geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais. |
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- Introdução
A
única alternativa para a empresa "A" é diferenciar
sua oferta de mercado em relação aos concorrentes. Se puder
oferecer um produto diferenciado, poderá cobrar um preço
alto. |
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2 - Conceito e Importância da Diferenciação Não
basta apenas identificar o segmento de mercado certo para o seu produto,
pois concorrentes de produtos similares também poderão atuar
neste segmento. Então, o que fazer para conquistar seus clientes?
Uma resposta a esta questão pode ser a utilização
da estratégia de diferenciação.
Há quatro maneiras de diferenciação da oferta de uma empresa. Ela pode criar valor oferecendo algo que seja melhor, mais novo, mais rápido ou mais barato. Melhor
- a oferta supera os concorrentes em desempenho; |
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Treacy e Wiersema, identificam três estratégias que levam à diferenciação bem sucedida e à liderança de mercado:
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Uma empresa pode vencer operando melhor seus negócios, conhecendo melhor seus consumidores ou fabricando produtos melhores.
Qual é a estratégia de diferenciação da sua empresa? Ao desenvolver
sua estratégia de marketing, a empresa deve perguntar:
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| Nem
todas as empresas enfrentam grandes oportunidades para reduzir custos
ou desenvolver benefícios que possibilitem a obtenção
de vantagem competitiva. As empresas diferem individualmente em termos de "capacidade de manobra operacional", nas seguintes dimensões:
A liberdade de manobra da empresa é afetada por sua estrutura e posição no mercado. Para cada manobra possível, a empresa precisa estimular o potencial de retorno. |
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| 3 - Dimensões da Diferenciação A empresa
pode ser diferenciada por meio de quatro dimensões básicas:
4. Imagem. a) Diferenciação
de Produto De outro lado, estão os produtos capazes de alta diferenciação: automóveis, móveis, nos quais existem grandes detalhes de design.
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| Os principais diferenciadores de produtos são: características, desempenho, conformidade, durabilidade, confiabilidade, facilidade de conserto, estilo e design.
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b) Diferenciação de Serviço Além de diferenciar os produtos físicos, a empresa tem que diferenciar os serviços que os acompanham. Quando o produto não pode ser facilmente diferenciado, a chave para o sucesso competitivo, freqüentemente, está na ampliação e na qualidade dos serviços. Os principais diferenciadores dos serviços são entrega, instalação, treinamento do consumidor, serviços de consultoria e conserto.
As empresas podem encontrar outras formas para acrescentar valor através de serviços diferenciados. Por exemplo, podem oferecer garantia de manutenção em contrato, ou podem oferecer prêmios pela preferência, como os cartões de milhagem das companhias aéreas. |
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c) Diferenciação de Recursos Humanos As empresas
podem obter grande vantagem competitiva por meio da contratação
e do treinamento de pessoas melhor qualificadas do que as que trabalham
para os seus concorrentes.
Funcionários
bem treinados exibem cinco características:
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| d)
Diferenciação de Imagem
As imagens
devem ser expressas, em:
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Linneman & Staton (1993), criaram seis regras para a diferenciação, são:
Cada diferença tem o seu potencial de gerar custos para a empresa, bem como benefícios para o consumidor. A empresa deve selecionar cuidadosamente as maneiras pelas quais se distinguirá de seus concorrentes, estabelecendo diferenças que atendam aos seguintes critérios:
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Resumo Em nível
estratégico, o meio mais importante para se atingir a posição
desejada é por meio da diferenciação. |
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- Conceito de Posicionamento A palavra posicionamento foi popularizada por dois executivos de propaganda, Al Ries e Jack Trout. Para eles, o posicionamento é um exercício criativo feito com um produto existente. O conceito de posicionamento começa a ganhar força e ocupar espaços nas revistas especializadas de marketing a partir de 1972. Naquela ocasião, Ries & Trout publicaram, na revista Advertising Age, uma série de artigos intitulados The Positioning Era. Em 1981, publicaram o livro intitulado "Positioning: The Battle for Your Mind", consolidando seus conceitos.
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Segundo Ries & Trout (1981), "O posicionamento começa com um produto, uma mercadoria, um serviço, uma empresa, uma instituição e até mesmo uma pessoa... Entretanto, posicionamento não é o que você faz para um produto. Posicionamento é o que você faz para a mente do comprador potencial. Você posiciona o produto na mente deste comprador em potencial". Os conceitos de posicionamento de Ries & Trout estão diretamente relacionados à propaganda. Segundo eles, o sucesso de um produto está estreitamente relacionado ao fato de ser o primeiro na mente do consumidor. |
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| Vejamos
outros importantes conceitos de posicionamento, segundo os autores: Posição
do produto refere-se às percepções relativas dos
consumidores sobre marcas concorrentes num determinado instante. DA ROCHA (1987) - Define posicionamento como a imagem obtida pelo produto, na mente do consumidor, conseqüente de resultado em três dimensões:
Segundo Da Rocha, quando se define o que a empresa oferece ao mercado, elabora-se um conjunto de benefícios que envolvem os aspectos tangíveis e intangíveis do produto, os benefícios funcionais e os psicológicos, incluídos os benefícios que o produto oferece e os apelos à compra que oferecem maior motivação para o grupo-alvo. Esses aspectos definem o grupo de consumidores que a empresa pretende atingir no mercado e quem melhor responderá à oferta da empresa. |
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BIRD (1991) - Posicionamento é o processo de refletir onde você se situa no mercado, o que o diferencia de seus competidores, não apenas de fato, mas também nas mentes de seus compradores em potencial. LENDREVIE
(1992) - Posicionamento é o conjunto de traços salientes
da imagem que permite ao público situar o produto no universo dos
produtos análogos e distinguí-lo dos outros. É uma
representação ou percepção simplificada, redutora,
comparativa e distintiva do produto. |
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| McKenna
sugere ainda um novo conceito de posicionamento, denominado posicionamento
dinâmico, em contrapartida ao posicionamento por ele denominado
tradicional.
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KOTLER
(2000) - Posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a
imagem da empresa para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo. |
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2 - A Importância do Posicionamento A importância
da utilização da estratégia de posicionamento pelos
gestores de marketing está no fato de que o consumidor tem capacidade
para guardar poucas marcas em sua mente. Quando o faz, baseia-se naquilo
que é de seu interesse ou obedece a uma escala de acordo com a
imagem que foi fixada pelas próprias empresas no mercado.
Estas são perguntas simples que nos permitem perceber que alguns produtos e marcas possuem uma posição de destaque na mente dos consumidores.
Cada um dos produtos que você escolheu possui uma diferenciação que o torna atrativo para você, em um lugar distinto e valorizado em sua mente. Isso é resultado da estratégia de posicionamento que a empresa escolheu. |
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O conceito de posicionamento dado por Sarel (1980,), no qual várias etapas estariam envolvidas, é ampliado por McKenna (1993), na definição de três etapas:
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Um ponto consensual no que se refere ao posicionamento é considerá-lo uma ferramenta útil para a interpretação de vários elementos das estratégias de marketing. Desde o ponto de vista macro, como desbancar a concorrência, até estratégias operacionais, como posicionar o produto tão longe dos produtos concorrentes, quanto possível. Estabelecido o posicionamento da empresa no mercado, o processo do planejamento estratégico fica facilitado, uma vez que a definição prévia da posição que pretende ocupar possibilita o estabelecimento de estratégias competitivas, assim como a definição, a avaliação e a reavaliação de objetivos. O grande ganho obtido quando esse problema é resolvido é que ele facilita o desenvolvimento de estratégias do composto de marketing, que, nesse caso, é essencialmente o desenvolvimento dos detalhes técnicos da estratégia de posicionamento. O composto de marketing - produto, praça (distribuição), preço e promoção - consiste na elaboração dos detalhes táticos da estratégia de posicionamento. Assim uma empresa que conquista a posição de "alta qualidade" sabe que deve produzir produtos de alta qualidade, cobrar um preço alto, distribuir através de pontos de venda localizados em lugares onde a renda seja alta e anunciar em revistas conceituadas. Reflita sobre o posicionamento das seguintes marcas de chocolate:
Quais as estratégias escolhidas por essas empresas? |
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| 3 - Estratégias de Posicionamento Os
produtos existentes no mercado possuem uma posição já
determinada na mente dos consumidores. Um concorrente tem quatro opções estratégicas:
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Na
busca de uma estratégia de posicionamento existem seis abordagens
que podem ser utilizadas pelas empresas: A empresa não deve apenas desenvolver uma estratégica de posicionamento, deve também comunicar essa estratégia aos consumidores de forma eficaz. Suponhamos
que uma empresa escolha o posicionamento "melhor em qualidade".
A qualidade é comunicada escolhendo-se aqueles sinais físicos
e pistas que as pessoas normalmente usam para julgar qualidade: acabamento
do produto, embalagem, preço, propaganda. |
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Resumo O conceito de posicionamento está intimamente associado ao de segmentação. A segmentação de mercado revela os segmentos de mercado com os quais a empresa pode trabalhar. Após a avaliação do mercado-alvo, dependendo da estratégia da empresa e dos recursos disponíveis, decide-se por um ou por vários segmentos de mercado. Porém, não basta simplesmente escolher os mercados-alvo, há necessidade de se identificar as vantagens competitivas que as empresas poderão explorar para penetrar nesse mercado. Posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de modo que o mercado-alvo compreenda e aprecie o que ela oferece em relação a seus concorrentes. O posicionamento deve ser fundamentado no conhecimento de como o mercado-alvo escolhido define valor e faz escolhas entre as empresas concorrentes. A estratégia de posicionamento possui três etapas:
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