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1 - Objetivos da Comunicação em marketing Atualmente, não basta apenas desenvolver um bom produto, estabelecer um preço atraente e torná-lo acessível aos consumidores-alvo. É necessário comunicar-se com seus consumidores atuais e potenciais, varejistas, fornecedores, outros stakeholders (interessados pela empresa) e o público em geral. Qualquer empresa deverá assumir o papel de comunicadora e promotora. Para a maioria das empresas, o problema não é se elas devem ou não comunicar, mas, ao contrário, o que dizer, a quem e em que freqüência. Como variável controlável do esforço de Marketing, a promoção envolve as atividades voltadas para a divulgação e a comunicação dos produtos, serviços e estratégias empresariais aos mercados-alvo, visando aumentar as possibilidades de que a seqüência planejada de vendas ocorra com eficiência, constância e uniformidade. A promoção, sob qualquer forma, tem como objetivo influenciar os sentimentos, as crenças e o comportamento do consumidor. Como elemento do mix de marketing, a promoção serve para informar, persuadir e lembrar o mercado de um produto e/ou da organização que o vende. |
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Do ponto de vista econômico, o objetivo da promoção é mudar a localização e a forma da curva de demanda (receita) para o produto de uma empresa. Por meio da promoção, uma empresa tenta aumentar o volume de vendas de seu produto a um determinado preço, ou seja, essa empresa busca mudar sua curva de demanda para a direita. Em termos simples, a promoção visa tornar um produto mais atraente para os compradores potenciais. Uma empresa espera também que a promoção afete a elasticidade da demanda de seu produto. A intenção é tornar a demanda mais inelástica, quando os preços sobem, e mais elástica, quando os preços caem.
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Informar é um objetivo da comunicação. Um produto ou marca muito útil seria um fracasso se ninguém soubesse que ele existe. Como os canais de distribuição, freqüentemente, são longos, um produto pode passar por muitas mãos, entre o produtor e os consumidores. Portanto, um produtor deve informar aos intermediários, bem como aos consumidores finais ou usuários empresariais, sobre seu produto. Fluxo de Informação na cadeia distributiva
À medida que o número de clientes potenciais cresce e as dimensões geográficas de um mercado se expandem, os problemas e o custo de informar o mercado também aumentam. |
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Persuadir deve ser visto com outro objetivo da comunicação em marketing. A intensa concorrência entre diversos setores, bem como entre diferentes empresas de um mesmo setor, exerce forte pressão sobre os programas promocionais dos vendedores. Observa-se que produtos de alimentação, por exemplo, precisam de uma promoção fortemente persuasiva, já que os consumidores têm muitas alternativas na hora de fazer uma escolha. Os gestores também devem estar preocupados em lembrar aos consumidores que seus produtos estão disponíveis e qual é o seu potencial de satisfação. Os vendedores lançam no mercado milhares de mensagens todos os dias, na esperança de atrair novos consumidores e estabelecer mercados para novos produtos. Dada a intensa concorrência pela atenção dos consumidores, mesmo uma empresa bem posicionada no mercado deve lembrar, constantemente, o público sobre sua marca para conservar um espaço em sua mente. Provavelmente, não se passa um dia, por exemplo, sem que você veja algum tipo de promoção da Coca-cola. Na verdade, essa empresa gasta mais de 95 milhões de dólares ao ano em propaganda apenas com a Coca-Cola Classic. Assim, boa parte da promoção de uma empresa pode estar voltada simplesmente para contrabalançar as atividades de marketing dos concorrentes, mantendo sua marca à frente do mercado.
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Para serem eficientes, as atividades promocionais devem estar coordenadas com o planejamento do produto, o estabelecimento de preços e a distribuição, que são os outros elementos do mix de marketing. A promoção é influenciada, por exemplo, pelo grau de distinção de um produto e pelo fato de seu preço estar acima ou abaixo do preço da concorrência. Um fabricante ou intermediário deve também considerar sua interdependência promocional com outras empresas que fazem parte do canal de distribuição. A promoção também deve contribuir para o plano estratégico global de uma empresa. As diversas
atividades de comunicação como venda pessoal, propaganda,
publicidade e outras devem formar um programa promocional coordenado com
o plano de marketing global da empresa. Em muitas empresas, essas atividades
são fragmentadas, o que pode trazer sérias conseqüências.
Composto Promocional |
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2 - Atividades de Comunicação Inúmeras são as atividades de comunicação disponíveis aos gestores, sendo as principais:
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b) Promoção de vendas - refere-se aos incentivos em curto prazo para encorajar a experimentação ou a compra de um produto ou serviço. No Brasil, a promoção de vendas é muito confundida com propaganda, merchandising e até mesmo com simples descontos de vendas. A promoção de vendas é definida, por Cobra (1990), como "qualquer atividade concernente a promover vendas, que não seja do tipo face a face, mas que freqüentemente inclua também a propaganda. Para o marketing de consumo, é usada para abranger qualquer gasto abaixo da linha de propaganda, e tem ligação direta com o merchandising de loja". Essa definição sugere atividades de Marketing diferentes da venda pessoal, como espetáculos e exposições, concursos, prêmios, brindes, jogos, selos e cupons e vários outros esforços de vendas não-comuns e não-rotineiros. Os tipos de promoção de vendas podem ser determinados de acordo com: |
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Na promoção de venda direta, podemos citar, como exemplo, as seguintes modalidades: Já na promoção de venda indireta, temos as seguintes modalidades:
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| A promoção
de vendas pode auxiliar o revendedor e o consumidor final em alguns aspectos,
mas em outros não. |
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c) Venda pessoal - refere-se à interação direta com um ou mais compradores potenciais com o propósito de fazer apresentações de vendas, responder a dúvidas e tirar pedidos. A venda pessoal possui três benefícios:
As ferramentas mais utilizadas nas vendas pessoais são:
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| d) Relações públicas - compreendem uma ampla variedade de esforços de promoção, visando a formação de atitudes e opiniões favoráveis, a uma organização e a seus produtos. Ao contrário da maior parte da propaganda e da venda pessoal, as relações públicas não incluem uma mensagem específica de venda. Os alvos podem ser clientes, acionistas, um órgão governamental ou um grupo de interesse especial. As relações públicas podem assumir muitas formas, incluindo boletins informativos, relatórios anuais, lobbying e apoio a obras de caridade e eventos cívicos.
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| e) Publicidade - é uma forma especial de relações públicas que envolve as novidades de uma organização ou de seus produtos. Como a propaganda, a publicidade contém uma mensagem impessoal que alcança uma audiência de massa pela mídia. Entretanto, diversos aspectos diferenciam a publicidade da propaganda: ela não é paga, a organização que é objeto da publicidade tem pouco ou nenhum controle sobre ela e é vista como novidade e, portanto, tem maior credibilidade que a propaganda. As organizações buscam uma boa publicidade e freqüentemente fornecem o material para ela, sob a forma de comunicados à imprensa, entrevistas coletivas e fotografias. Quando a foto do Diretor-Presidente de uma empresa aparece na capa de uma importante publicação comercial e é acompanhada por um artigo lisonjeiro, esse fato pode ser atribuído aos esforços do departamento de relações públicas dessa companhia. Há, também, é claro, a publicidade negativa, que as organizações tentam evitar ou modificar.
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| f) Marketing direto - uso de correio, telefone, fax, e-mail e outras ferramentas de contato impessoal para comunicar ou solicitar resposta direta de consumidores atuais e potenciais. Dentre suas características temos:
Como ferramentas utilizadas no marketing direto temos:
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O que diferencia o merchandasing de técnicas como a promoção de vendas é o fato de geralmente comunicar o produto no seu próprio local de venda.
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Resumo Como variável controlável do esforço de Marketing, a promoção envolve as atividades voltadas para promoção, divulgação e comunicação dos produtos, serviços e estratégias empresariais aos mercados-alvo, visando aumentar as possibilidades de que a seqüência planejada de vendas ocorra com eficiência, constância e uniformidade. A promoção, sob qualquer forma, tem como objetivo influenciar os sentimentos, as crenças e o comportamento do consumidor. Como elemento do mix de marketing, a promoção serve para informar, persuadir e lembrar o mercado de um produto e/ou da organização que o vende. Inúmeras são as atividades de comunicação disponíveis aos gestores, sendo as principais: Propaganda, Promoção de vendas, Venda pessoal, Relações Públicas, Publicidade, Marketing Direto, Merchandising. |
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1 - Desenvolvendo o composto promocional Para que
o esforço promocional desenvolvido por uma empresa seja bem sucedido,
atingindo bons resultados mercadológicos, este deverá resultar
da combinação estratégica das atividades de promoção
como: propaganda, publicidade, promoção de vendas, vendas
pessoais, marketing direto e merchahdising.
Assim, a promoção tem por objetivo estimular a demanda de um produto, a regularização de uma demanda cíclica e a adaptação ou a diminuição de uma demanda. |
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Quando se
fala em composto promocional, devem ser considerados alguns fatores importantes
para o seu desenvolvimento, como: |
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Para maior eficácia do programa de comunicação, o comunicador de marketing deverá:
De maneira geral, o composto de marketing global, não apenas o composto promocional, deve ser administrado para transmitir e definir o posicionamento estratégico pretendido pela empresa. Assim, o estilo e o preço do produto, a forma e a cor da embalagem, o comportamento e o traje do vendedor, o local da empresa, seus impressos - tudo isso deverá ser desenvolvido de forma que comunique algo aos compradores. |
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2 - Projeto de Promoção Projetar um composto de promoção eficiente envolve decisões estratégicas. Quatro fatores
devem ser levados em consideração quando se determina o
composto promocional:
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a) Mercado-alvo. Como na maioria das áreas do marketing, as decisões sobre o mix de promoção serão influenciadas pela audiência ou mercado-alvo. Pelo menos quatro variáveis afetam a escolha de um método promocional para um determinado mercado: b) Natureza do produto. As diversas características do produto influenciam a estratégia promocional. As mais importantes são: |
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c) Estágio
do produto no Ciclo de Vida. As estratégias de promoção
são influenciadas pelo estágio no ciclo de vida do produto.
Quando um novo produto é introduzido, os compradores potenciais
devem ser informados sobre sua existência e benefícios e
os intermediários devem ser convencidos a trabalhar com ele. Assim,
tanto a propaganda (para os consumidores) quanto a venda pessoal (para
os intermediários) são cruciais no estágio introdutório
de um produto. Na introdução, um novo produto pode também
ter uma característica de novidade, oferecendo excelentes oportunidades
para a publicidade. Mais tarde, quando um produto torna-se bem-sucedido,
a concorrência intensifica-se e uma maior ênfase é
colocada na propaganda persuasiva. |
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3 - Tipos de Estratégia As empresas podem direcionar seu composto promocional para intermediários e/ou consumidores finais. Um programa promocional voltado primariamente para os intermediários é chamado de estratégia de empurrar e um programa promocional voltado para os usuários finais é uma estratégia de puxar. a) Estratégia
de Empurrar Uma estratégia de empurrar geralmente envolve muita venda pessoal e promoção de vendas, incluindo concursos entre o pessoal de vendas e displays em feiras comerciais. Essa estratégia promocional é apropriada para muitos fabricantes de produtos empresariais, bem como para diversos bens de consumo.
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b) Estratégia
de Puxar Os varejistas
sentem-se pouco motivados a conceder espaço nas prateleiras a pequenas
variações das marcas existentes, a menos que tenham a certeza
de que o produto vai vender. Assim, os fabricantes de bens de consumo
embalados, freqüentemente, utilizam uma estratégia de puxar
para conseguir que novos produtos sejam estocados nas prateleiras dos
supermercados.
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4 - Campanhas
Promocionais Tendo examinado os fatores que influenciam o composto de promoção, é interessante voltar a atenção para a campanha de comunicação. Ao planejar o programa de comunicação a empresa deve pensar em termos do conceito da campanha. Embora o termo campanha esteja, na maioria das vezes, ligado à propaganda da comunicação, ele deve compreender todo o programa de comunicação. Desenvolver uma campanha, implica coordenar a propaganda, venda pessoal, promoção de venda, relações públicas e publicidade de uma empresa, para alcançar um objetivo. As empresas podem conduzir muitos tipos de campanhas de comunicação e ainda fazer alguns simultaneamente. Dependendo dos objetivos e recursos disponíveis, a empresa pode ter campanhas locais, regionais, nacionais e internacionais, todas ocorrendo ao mesmo tempo. A empresa pode, ainda, ter uma campanha direcionada aos consumidores e outra aos atacadistas e varejistas. |
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b) Definição de uma Campanha A campanha de comunicação começa com um objetivo. Para ser bem-sucedida, a campanha de comunicação deve oferecer aos clientes recursos que possam resolver seus problemas, satisfazer seus desejos e atingir seus objetivos. A campanha gira em tomo de um tema ou idéia central. Com o tema estabelecido, cada um dos componentes do composto de comunicação precisa ser cuidadosamente associado a uma estratégia que é chamada de comunicação integrada de marketing. O último passo em uma campanha é avaliar os resultados. O resultado obtido deve ser comparado com o objetivo inicial proposto para a campanha, buscando-se determinar se o esforço de comunicação foi bem-sucedido. Infelizmente, na avaliação da comunicação é praticamente impossível separar precisamente os efeitos causados pela campanha daqueles que ocorreriam sem sua existência. Porém, comparando o custo da campanha com os resultados, a empresa pode avaliar se a campanha foi um sucesso ou um fracasso e identificar maneiras de melhorar esforços futuros.
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c) Orçamento da Campanha Estabelecer orçamentos de promoção é tarefa extremamente desafiadora porque o gestor não tem padrões confiáveis para determinar quanto gastar do total em cada componente do composto de promoção. A empresa não pode determinar precisamente qual aumento nas vendas ou lucro será proveniente de cada despesa com promoção. Como resultado, em vez de uma medida geralmente aceita para ajustar orçamentos de comunicação, existem quatro métodos de definição de orçamento de promoção, comumente utilizados: a) porcentagem
da venda
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Resumo Após
examinar os fatores que influenciam o composto de promoção,
volta-se a atenção para a campanha de comunicação.
Uma campanha compreende uma série de esforços coordenados
de comunicação em torno de um único tema, e planejado
para alcançar um objetivo específico em um período
de tempo definido. Estabelecer orçamentos de promoção é tarefa desafiadora porque o gestor não tem padrões confiáveis para determinar quanto gastar, no total, em propaganda ou venda pessoal, e quanto, do orçamento total, deverá alocar para cada componente do composto de promoção. A empresa não pode determinar precisamente qual aumento nas vendas ou lucro se deve esperar de cada despesa com promoção. Existem quatro métodos de definição de orçamento de promoção comumente utilizados: porcentagem da venda, fundos disponíveis, seguir a concorrência e orçamento por tarefa ou objetivo. |
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