(12) Encerramento da conta "Controle de Custos Indiretos de Fabricação" a ajuste de custo das vendas.

Observe-se que os saldos remanescentes nas Contas Departamentais representam o estoque final de produtos em processo, em cada departamento.

Assim, o Depto. A tinha $ 2.000 em processo no início do período, alocou fatores ao custo de $ 160.000 e transferiu produção ao Depto. B, no valor de $ 159.000. Logo, o máximo que poderia ter transferido seria $ 162.000 ($160.000 + $ 2.000). Por ter transferido $ 159.000, ficou com a produção em andamento no valor de $ 3.000. Aplicando-se o mesmo raciocínio aos demais departamentos, os estoques finais de produtos em elaboração seriam, respectivamente, de: Depto. B, $ 500; Depto. C, $ 1.300.

O estoque inicial de produtos em processo, na verdade, foi "incorporado" ao custo dos insumos adicionais inseridos durante o período e contribuiu para a formação da produção do período, para cada departamento. A produção do último departamento, que não recebeu matéria-prima, engloba o produto terminado da empresa, o qual vai para o depósito de produtos acabados. Esse custo somente se transforma em despesa quando, pela venda, é colocado à disposição do cliente certo volume físico de produtos, avaliado pelo custo. O valor será creditado na conta de Produtos Acabados e debitado na conta de custo de período, chamada Custo das Vendas ou Custo dos Produtos Vendidos.



Copyright © 2003 AIEC..