Resumo

A função básica do Controller é controlar as atividades da empresa em nível gerencial. As funções do Controller podem ser exercidas por um órgão de linha ou de staff.

Como órgão de linha, segundo Crepaldi (1998) o Controller pode ser responsável pelas áreas de contabilidade geral; contabilidade de custos; contabilidade fiscal; controle patrimonial; orçamentos e auditoria interna.

Como órgão de Staff, que é mais adequada ao ambiente empresarial contemporâneo, o Controller está diretamente ligado à alta administração.

A figura do Controller deverá ter trânsito em diversas áreas da empresa, profissional com credibilidade e altamente qualificado, que garantirá a qualidade das informações, e acima de tudo, que a informação não chegue extemporânea aos órgãos decisores da empresa.

Ao Controller cabe atuar diretamente para garantir o alcance dos objetivos organizacionais.

O ciclo de controle pode ter nove etapas em três fases distintas. As três fases são: 1) planejamento, 2) operação e 3) controle.

As principais funções do Controller são: organizar adequado sistema de informações gerenciais; comparar o desempenho real com o desempenho esperado; classificar as variações em de desempenho e de estimativa; identificar as causas e os responsáveis pelas variações; propor medidas corretivas.



Copyright © 2003 AIEC..