Resumo

O tratamento dado aos estoques varia diretamente na proporção do tamanho da empresa e do ramo de atividade empresarial; porém, não se pode fugir da idéia de estoque, como sendo a disponibilidade de qualquer mercadoria, produto ou serviço.

Há algum tempo, os estoques podiam ser classificados no curto ou no longo prazo. Isso dependia do prazo provável de utilização dos estoques. Atualmente, se a empresa tiver um ciclo operacional superior ao exercício social (um ano) ela fará a classificação dos estoques levando em conta o ciclo operacional.

Nas operações com mercadorias, são utilizados diversos termos que talvez não sejam comuns aos aluno; pelo menos, da forma que muitos autores ou professores pensam.

Esses termos representam linguagem própria da área contábil empresarial. Por exemplo: Estoque inicial - quantidade de mercadorias com que a empresa começa um novo mês/período ou ano de funcionamento. Se a empresa vender todas as mercadorias de um período para outro, o estoque inicial será 0 (zero).

Estoque final está ligado à quantidade de mercadorias com que a empresa termina um período de funcionamento.

A DRE, na empresa comercial, tem três partes básicas: Receitas (entrada de recursos); CMV (custo que deve ser subtraído da Receita); Despesas Operacionais (outras Despesas que não o custo da mercadoria vendida).

Há duas contas no Balanço Patrimonial que recebem influência direta dos Estoques. São Estoques de Mercadorias e Lucro Líquido (LL).

Os estoques têm movimentação constante nas empresas, sejam industriais, sejam comerciais. Os procedimentos necessários ao registro dessa movimentação seguem os métodos: Preço Específico, PEPS, UEPS e o Custo Médio. No Brasil são utilizados em maior escala o Custo Médio, o PEPS, e em menor escala, o UEPS.

O Preço Específico pode ser utilizado, quando for possível individualizar cada item do Estoque.

Método PEPS - (Primeiro a entrar, primeiro a sair). Por convenção, a mercadoria que foi registrada, em primeiro lugar, nos estoques , é a primeira a sair.

Método UEPS - (Último a entrar, primeiro a sair). Por convenção, a mercadoria que foi registrada, por destino, nos estoques, é a primeira a sair.

Média Ponderada Móvel - É método baseado na média ponderada do custo do estoque do período.



Copyright © 2003 AIEC..