1 - Conceitos de formação de preço de vendas

A formação do preço de vendas a partir do custo não é calcada na premissa de que o mercado está disposto a absorver os preços de venda determinados pela empresa. Em outras palavras, haverá espaço para o preço praticado pela empresa, desde que o processo e a estrutura de custos dela tenha condições de concorrer com os preços praticados pelo mercado. E, mais importante, desde que os consumidores estejam dispostos a consumir o produto da empresa.

A formação de preços de venda a partir do custeio por absorção é a técnica mais utilizada. É feita adicionando-se ao custo industrial por produto, as taxas gerais de despesas (administrativas, de vendas e despesas financeiras) e, a margem de lucro desejada.

A formação de preço de vendas a partir do custeio direto, leva em conta somente o custo direto ou variável mais as despesas variáveis do produto que possam ser identificadas. A margem aplicada deverá cobrir, além do percentual de lucro desejado, os custos e despesas fixas, que não foram considerados no processo.



Copyright © 2003 AIEC..