Terceiro passo: Encontrar o mark-up I, para chegar ao preço de vendas sem impostos, da seguinte forma:

 Preço de venda sem impostos (a)
100,0%
 Custo industrial de um produto (b)
68,7%
 = Mark-up I (a: b)
1,4556 (índice)

Se um produto tem, por exemplo, um custo de R$ 60,00, o cálculo do seu preço sem impostos será:

Preço = Custo unitário x Mark-up = R$ 60,00 x 1,4556 = R$ 87,34

Quarto passo: identificar os percentuais dos impostos sobre as vendas, para obtenção do mark-up II, ou seja, o índice para obtenção do preço de venda com impostos. Observe que os percentuais devem ser estabelecidos de acordo com a realidade da empresa, considerando as variações previstas na legislação tributária.

Percentual sobre vendas

 ICMS - imposto sobre circulação de  mercadorias e serviços
18,00%
 ICMS – Crédito*
(5,04%)
 PIS - Programa de integração social
0,65%
 COFINS - Contribuição social s/  faturamento
3,00%
 Total
16,61%

* ICMS – Crédito: O ICMS é pago sobre o valor de venda do produto, deduzido o crédito do ICMS sobre a matéria-prima utilizada na fabricação do mesmo produto. Para a determinação do percentual foi considerado o crédito de 18% sobre a matéria-prima adquirida e aplicada ao produto, correspondente a 28% do preço final (18% x 28% = 5,04%)

Quinto passo: achar o percentual da venda líquida, em relação à venda com incidência dos impostos sobre venda.

 Preço de venda com impostos (a)
100,00%
 Impostos sobre venda (b)
16,61%
 = Preço de venda líquido dos impostos
83,39%

Sexto passo: obter o mark-up II, para formação do preço de venda com impostos, pronto para emissão de listas de preços de venda.

 Preço de venda com impostos (a)
100,00%
 Preço de venda sem impostos (b)
83,39%
 = Mark-up II (a : b)
1,1992 (índice)

Considerando o exemplo citado no terceiro passo, teremos o seguinte preço com impostos:
R$ 87,34 x 1,1992 = R$ 104,74



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