Resumo

Custo-padrão é um custo estabelecido pela empresa como meta para os produtos de sua linha de fabricação, levando-se em consideração as características tecnológicas do processo produtivo de cada um, a quantidade e os preços dos insumos necessários para a produção e o respectivo volume desta.

No custo-padrão, os custos são apropriados à produção, não pelo seu valor efetivo (ou real), mas por uma estimativa do que deveriam ser. Pode ser utilizado quer a empresa adote o Custeio por Absorção, quer o custeio variável.

Sua finalidade básica é proporcionar um instrumento de controle à administração da empresa. Neste sentido, podemos dizer que controle significa tomar conhecimento de uma determinada realidade, compará-la com aquilo que deveria ser em termos ideais, identificar oportunamente os desvios e tomar providências no sentido de correção de tais desvios.

Vimos que existem quatro tipos de padrões: a) básicos; b) eficiência máxima; c) atingível normalmente; d) esperado.

Os tipos de custo-padrão são: ideal; estimado; corrente.

A análise das variações (diferença) entre custo-padrão e custo real permite à empresa controlar seus custos e identificar deficiências que possam ocorrer na produção.

Por convenção, a variação será favorável à empresa, quando o custo real for inferior ao padrão, e desfavorável, quando o custo-padrão for inferior ao custo real.



Copyright © 2003 AIEC..