9 - O Resultado (Lucro ou Prejuízo)

A cada exercício social ou período contábil (normalmente de 12 meses), a empresa deverá apurar o resultado. Consiste em aplicar mecanismos que evidenciarão o lucro ou o prejuízo do período em questão. Na prática, a empresa pode apurar esse resultado mensalmente, trimestralmente, enfim, em períodos menores que os doze meses. Os sistemas de computadores, voltados à área contábil financeira, tornam esse trabalho viável e barato.

O Lucro ou Prejuízo apurado no período é a diferença entre as Receitas e as Despesas.

Sinteticamente, as Receitas representam todas as entradas de dinheiro na empresa, e as Despesas, todas as saídas de dinheiro.

Revisando os conceitos de apuração de resultados, anteriormente estudados, podemos esclarecer os conceitos de perdas e ganhos como se segue:

Perdas representam saídas de recursos, sem nenhum benefício para a empresa, e são de difícil previsão. Exemplos: desfalques, prejuízos com inundações, incêndios, greves, que independem da vontade da empresa. Geralmente a perda reduz os ativos da empresa.

Ganhos representam ingressos de recursos também imprevisíveis e de forma aleatória. Ocorrem independentemente da atividade operacional da empresa. Exemplos: ganhos com seguros recebidos, venda de bens do imobilizado com lucro, etc. Representam aumento nos ativos.



Copyright © 2003 AIEC..