Exemplo:

Se voltarmos ao problema anterior e perguntarmos: qual o custo da empresa se 50 produtos forem adquiridos? Como resolver este problema?

Resolução:

Alguns alunos poderão mentalmente encontrar a resposta para a pergunta, procedendo de forma parecida com a seguinte:

Cada produto custa $10, eu adquiri 50, então o custo será de 50.10=500 mais ainda tem o custo fixo de $400,00 o que perfaz $900,00.

Usando a expressão da resolução do exemplo anterior, podemos proceder de outra forma:
Como x representa a quantidade de produtos adquiridos então substituiremos x por 50 na expressão do custo, vejamos


Logo,

C(50)=400+10(50)=900

A leitura da expressão acima é: 'O custo para adquirir 50 produtos é de $900,00'.

Vejamos um exemplo mais complicado, só que agora começaremos a omitir passagens.

Exemplo:

Um operário que chega ao trabalho as 8 horas da manhã, terá produzido p(x)=-x3+6x2+15x rádios transistores x horas mais tarde.

a) Quantas rádios terá produzido as 10 horas da manhã?
b) Quantos rádios terá produzido entre 11 e 12 horas?

Neste problema muitos devem ter pensado:'Ora, basta substituir o x por 10 na equação. E pensaram errado!
Para quem teve este pensamento, e para quem sequer entendeu o problema, recomendamos mais uma lida no enunciado do exemplo.
Observe que a variável x no problema representa horas após as 8. Logo, devemos substituir x por 2 na equação e não por 10.

Resolução:

a) Substituindo x por 2 na equação obtemos

p(2)=-(2)3+6(2)2+15(2)=46

Logo as 10 horas (2 horas após as oito) o trabalhador terá montado 46 rádios transistores.

Como proceder no item b)?

Resolução:

b) Calculando a produção do trabalhador as 12 horas, ou seja, substituindo x por 4 na equação obtemos -(4)3+6(4)2+15(4)=92. Calculando a produção do trabalhador as 11 horas, ou sejam substituindo x por 3 na equação obtemos -(3)3+6(3)2+15(3)=72. Logo o número de rádios transistores produzidos entre 11 e 12 horas será de 92-72=20.

Recomendamos agora que realize os exercício desta seção, a definição de função é muito simples mas muitos se confundem com o seu significado. E matemática não se aprende apenas vendo algo pronto é preciso um pouco de prática e os exercícios estão aí para isto.



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