2 - Principais Funções Elementares

Função Constante é toda função do tipo y = k (onde k é uma constante real). O gráfico de tal função é uma reta horizontal, passando pelo ponto de ordenada k.

Assim, o domínio são os reais.

Exemplo: y = f(x) = 2.

Lembrando que o gráfico de uma função é o conjunto dos pontos (x,f(x)). Vamos encontrar alguns valores do conjunto (x, f(x)).

Observe que para qualquer valor de x obtemos sempre o mesmo valor para y.

Função do 1º grau (ou função linear) é toda função com a seguinte definição: y = mx + n, onde m e n são constantes e m¹0.

Prova-se que o gráfico de tal função é uma reta. Dessa forma ele pode ser obtido através de dois pontos. (Isto é possível devido ao seguinte resultado da geometria plana: Por dois pontos distintos determinamos uma única reta).

Exemplos:
a) Vamos esboçar o gráfico da função y = 2x+1.
Observe que a função acima é linear (compare com (*)). Assim sabemos que seu gráfico é uma reta, logo basta encontrarmos dois pontos que satisfaçam a equação acima para identificarmos o gráfico de y = 2x+1. A seguir veremos como encontrar tais valores.
Atribuindo a x os valores 0 e 1 (lembre-se que os valores de x são independentes, logo podem assumir qualquer valor no domínio da função) teremos:

x = 0 Þ y = 2.0+1 = 0+1 = 1,
x = 1Þ y = 2.1+1 = 3.

Encontramos para x=0 o valor de y=1 e para x=1 o valor de y=3. Assim podemos formar os pares ordenados (0,1) e (1,3).

Logo a reta procurada passa pelos pontos (0,1) e (1,3) e seu gráfico é o da figura abaixo:

Esboce o gráfico das funções:
a) y=5
b) y=-5x+6

Resoluções:

a)

b)


Copyright © 2019 UPIS.