Falta de treinamento

A maioria dos integrantes dos Círculos de Controle de Qualidade do Ocidente não recebem treinamento adequado no uso das ferramentas para a introdução de melhorias nos processos sob controle.

Participação voluntária

Tudo que é feito por voluntários é tido como de importância secundária. Quando os japoneses dizem aos seus gerentes que a participação é voluntária, é o mesmo que dizer que a participação é obrigatória.
 

Isso porque os gerentes serão avaliados pela percentagem de subordinados que participam do programa. Os gerentes do Ocidente ainda não entenderam esse ponto.

Tipos de círculos

No Ocidente muito se debate sobre a composição dos Círculos de Qualidade: se eles devem ser homogêneos ou heterogêneos. Os dois tipos devem existir.

Todos os empregados deverão participar em grupos homogêneos, para implantar melhorias contínuas nos processos sob controle. Todos os gerentes devem participar de grupos multifuncionais, para resolver os principais problemas da organização e desenvolver novos produtos.

Metodologia de reuniões

A metodologia convencional de reuniões não permite somar os mapas mentais dos membros do grupo. Ela deve ser substituída pela metodologia interativa.


Copyright © 2003 AIEC.