Melhorias Contínuas

  Inovações

Os Círculos de Controle de Qualidade são utilizados para incrementar continuamente a qualidade dos processos em operação, elevando o seu desempenho e, portanto, o valor para o cliente.

As melhorias são implementadas por meio das seguintes etapas:


  • detectar o que pode ser melhorado;
  • determinar as causas reais;
  • determinar as ações corretivas;
  • implementar essas ações;
  • padronizar as alterações.
 

Os grupos multifuncionais, utilizados para desenvolver novos projetos de qualidade ou reformular totalmente processos existentes, visam aumentar o valor entregue aos clientes.

Utilizam as seguintes etapas:


  • determinar os clientes internos e externos;
  • levantar e comprovar as necessidades desses clientes;
  • estabelecer as características dos projetos para atender a essas necessidades;
  • desenvolver os processos necessários para implantar essas características;
  • estabelecer os pontos de controle desses processos;
  • transferir esses processos para a área operacional.


Copyright © 2003 AIEC.