1 - A obra de Fayol

Henri Fayol compartilhou com Taylor o pioneirismo do estudo da administração.


Já em 1910 tentava colocar no papel suas idéias sobre as funções gerais da administração. Seu estudo foi feito, ao contrário de Taylor, com ênfase na estrutura administrativa que a organização deveria possuir para ser eficiente, a partir de uma análise lógico-dedutiva da administração. Ele via a organização como um corpo, e sua abordagem - anatômica e fisiológica - visava garantir eficiência de todas as partes, fossem elas órgãos ou pessoas.

Diferentemente de Taylor, Fayol não escutava nem observava os trabalhadores, sua intenção era identificar e compartilhar com outros executivos o segredo da administração eficaz da organização vista como um todo. Esse todo empresarial tinha funções básicas nas quais as atribuições do corpo empresarial poderiam ser encaixadas:


  • Técnica: produção de bens ou de serviços
  • Comercial: compra, venda e troca
  • Financeira: procurar e aplicar capital
  • Segurança: proteção da propriedade e das pessoas
  • Contábil: registros, balanços, custos e estatística
  • Administrativa: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar


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