Fayol é considerado o fundador da escola de chefes pois, ao contrário da opinião generalizada da época, acreditava na possibilidade e necessidade de um ensino metódico para formar melhores administradores.

Preocupado em não ser confundido com alguém que dita leis universais, Fayol alertou que estava apenas sugerindo princípios que os gerentes poderiam utilizar sempre conscientes de que "não existe nada rígido ou absoluto quando se trata de problemas de administração". Se você considerar a lista dos quatorze princípios como um conjunto de tópicos a serem aplicados em certos casos, sua atitude estará compatível com o propósito de Fayol ao escrevê-los.

Os quatorze princípios de Fayol, são:


 1 - Divisão do trabalho
 2 - Autoridade e responsabilidade
 3 - Disciplina
 4 - Unidade de comando
 5 - Unidade de direção
 6 - Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais


 7 - Remuneração do pessoal
 8 - Centralização
 9 - Cadeia escalar
10 - Ordem
11 - Eqüidade
12 - Estabilidade do pessoal
13 - Iniciativa
14 - Espírito de equipe



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