- Profissionalização
dos participantes
Dentro de uma organização burocrática, os cargos devem ser ocupados
por especialistas e profissionais que possuam a formação e o conhecimento
necessários para desempenhar as atribuições predeterminadas para
o cargo.
|
O grau de
especialização depende do nível hierárquico a que pertence o cargo:
- quanto
mais alto na hierarquia, mais abrangente e generalista deve ser a formação
do ocupante do cargo.
- Quanto
mais baixo na hierarquia, mais específica deverá ser a especialização
do ocupante do cargo.
- Nas organizações
burocráticas existem uma preparação e um treinamento formal dos funcionários
para que os mesmos obtenham:
- informações
e capacitações técnicas específicas do trabalho a ser executado;
- regras
e normas que definem o sistema social e organizacional interno.
- Com
isso espera-se que os funcionários desempenhem suas tarefas de acordo
com os padrões estabelecidos.
A política de remuneração dos especialistas segue uma racionalidade
em que os cargos são remunerados de acordo com o seu nível hierárquico,
ou seja, quanto mais alto for o nível hierárquico, maior será
o salário.
|
O especialista
é nomeado por seu superior hierárquico por tempo indeterminado e tende
a seguir carreira dentro da organização. Conforme o funcionário demonstre
mérito e capacidade, ele pode ser promovido a cargos superiores, caso
haja vagas disponíveis, de acordo com os programas de carreira estabelecidos
pela empresa.
Segundo Weber,
os principais efeitos desejáveis do modelo burocrático consistem na previsibilidade
das ações e na eficiência dos processos quando seus princípios são aplicados
de forma adequada.
|