|
4 - Processo
administrativo
Objetivos - resultados que se pretende atingir, num certo
período de tempo e a um custo determinado. Os objetivos são
dispostos numa hierarquia onde existem os objetivos organizacionais
e globais, os objetivos departamentais (que devem seguir e estar
em consonância com os objetivos organizacionais) e os objetivos
operacionais (que devem seguir e estar em consonância com os
objetivos departamentais).
<<Fechar
|
Processo administrativo - conjunto
das funções administrativas, caracterizando- se pelo inter-relacionamento,
interação e interdependência dinâmica.
<<Fechar
|
Desenvolvido
pelos autores neoclássicos o processo
administrativo representa a reunião e desdobramento das principais
funções que os administradores devem desempenhar e que são: o planejamento,
a organização, a direção e o controle.
Tais funções
são interdependentes e correlacionadas.
Para que a empresa possa controlar tem que ter um planejamento
que forneça indicadores de desempenho e metas que sirvam de parâmetros
para o controle.
Para que se possa dirigir é necessário ter uma organização estabelecida
que forneça os parâmetros de autoridades e responsabilidades.
Para que se possa organizar deve-se seguir diretrizes desenvolvidas
num planejamento que estabeleça a missão da empresa, seus principais
objetivos,
público alvo, produtos e serviços, entre outros.
|
|