• Sistemas de administração

Os supervisores "orientados para o trabalho" tendem a centrar seus subordinados em tarefas bem estruturadas, repetitivas e em ritmo baseado em padrões científicos. Essa atitude, semelhante à de Taylor, tende a subdividir o trabalho em partes componentes, selecionar e treinar o empregado mais indicado e exercer pressão constante para conseguir os níveis de desempenho desejados.

O supervisor se define como alguém que consegue que as coisas sejam feitas com os recursos disponíveis. Mas, os supervisores com melhor desempenho focalizam sua atenção nos aspectos humanos, nas dificuldades dos empregados e procuram manter uma boa equipe. Estes supervisores "orientados para o empregado" se definem como pessoas que lidam com seres humanos ao invés do trabalho.

No curto prazo, os supervisores tecnicamente competentes e orientados para o trabalho podem atingir uma melhor produtividade quando utilizam técnicas de controle. Os membros desses grupos tendem a desenvolver uma atitude desfavorável com relação ao trabalho e aos supervisores. O desperdício cresce e esses setores apresentam maior turn over, pois aumenta a ocorrência de conflitos, como reclamações trabalhistas e redução do nível de atividades, já que o controlador não está fisicamente presente.


Copyright © 2003 AIEC.