• Conflito

Na organização vista como um sistema cooperativo racional é necessário saber quais são as razões que levam as pessoas a cooperar com a mesma.

Para Simon, os indivíduos estão dispostos a cooperar sempre que suas atividades contribuam direta ou indiretamente para seus próprios objetivos pessoais. A contribuição pode ocorrer de várias formas:


  • os clientes participam porque recebem recompensas pessoais, derivadas diretamente da realização dos objetivos da organização, com o fornecimento de produtos ou serviços;
  • os acionistas participam porque recebem recompensas pessoais, oferecidas pela organização, diretamente relacionadas com sua importância e desenvolvimento;
  • os empregados participam porque há uma contrapartida de recompensas pessoais que podem variar desde incentivos econômicos, como salários e gratificações, até os vários incentivos psicossociais.


A compreensão da organização como sistema cooperativo exige não apenas o conhecimento dos princípios da organização formal, como também os princípios da psicologia, que respondem pelas causas do comportamento organizacional.


Copyright © 2003 AIEC.