Em
geral os administradores quando utilizam a P.O., se apoiam matematicamente
em uma ou
mais
das seguintes
teorias:
Programação dinâmica - é
aplicada em problemas que possuem várias fases inter-relacionadas,
onde se deve adotar uma decisão adequada para cada uma das fases,
sem porém perder de vista o objetivo último. Somente quando
o efeito de cada decisão for determinado é que poderá ser efetuada
a escolha final.
A
programação dinâmica é aplicável em casos de estudos de alternativas
econômicas entre comprar/construir/manter máquinas e equipamentos,
ou comprar/alugar imóveis ou ainda manter/desimobilizar ativos
da empresa, entre outros.
<<Fechar
|
Programação linear - é
aplicável em situações complexas que envolvam inúmeras variáveis,
mas objetivos bem-definidos. A Programação Linear apresenta
as seguintes características:
a)
preocupa-se em alcançar uma posição ótima em relação a certo
objetivo.
b) supõe a escolha entre várias alternativas ou a
combinação apropriada destas alternativas;
c) considera certos limites ou obrigações, no interior dos quais
deve-se alcançar necessariamente a decisão.
d) não somente requer que as variáveis sejam quantificáveis,
mas que entre elas haja relações lineares.
É aplicável em situações como por exemplo no estudo do melhor
percurso econômico de uma frota de caminhões de distribuição
de leite e derivados entre as diversas padarias de uma cidade.
<<Fechar
|
Teoria dos jogos -
teoria criada pelo matemático húngaro Johann vou Neumann (1903-1957),
sendo divulgada amplamente a partir de 1947. Propunha uma formulação
matemática para a análise dos conflitos. Essa teoria é aplicada
apenas aos tipos de conflitos (chamados jogos) que envolvem
disputa de interesses entre dois ou mais intervenientes, no
qual cada parceiro, em determinados momentos, pode ter uma variedade
de ações possíveis, delimitadas contudo pelas regras do jogo.
O número de estratégias disponíveis é finito e, portanto, enumerável.
Cada estratégia descreve o que será feito em qualquer situação.
Conhecidas as estratégias possíveis dos jogadores, pode-se estimar
todos os resultados.
Uma
vez que os participantes tenham escolhido seus respectivos cursos
de ação, o resultado do jogo acusará as perdas ou ganhos finitos,
que são dependentes dos cursos de ação escolhidos. Assim, os
resultados de todas as combinações possíveis de ações são perfeitamente
calculáveis.
A
Teoria dos Jogos é aplica-se em análises de concorrência em
mercados competitivos, como por exemplo na disputa de: clientes
ou consumidores, recursos financeiros no mercado de capitais
ou no mercado financeiro e recursos de produção no mercado de
fornecedores ou de matérias-primas etc.
<<Fechar
|
Teoria estatística -
possui métodos que permitem obter uma mesma informação com uma
quantia menor de dados. É amplamente utilizada em situações
onde os dados são difíceis de se obter. O método de análise
estatística é aplicável principalmente no controle estatístico
do processo e da qualidade. Como exemplo da aplicação da Teoria
Estatística temos a escolha de amostras, permitindo que sejam
identificadas as características que estas devem apresentar
para serem "representativas" do universo de dados, além de indicar
o risco associado na decisão de aceitar ou rejeitar um lote,
em face das informações fornecidas pelo exame da amostra.
<<Fechar
|
Teoria das filas -
esta Teoria das objetiva identificar os pontos de estrangulamento,
os tempos de espera, ou seja, as demoras verificadas em algum
ponto de serviço. As técnicas matemáticas que utiliza são extremamente
variadas. É muito utilizada em problemas de ligação telefônica,
de tráfego e de máquinas e de suprimentos.
Nas
situações fila, há, na maioria das vezes os seguintes elementos:
clientes ou operações, ponto de serviço por onde devem passar
os clientes ou operações, um processo de entrada, alguma disciplina
sobre a fila e alguma organização de serviço.
Os
pontos de interesse da Teoria das Filas, são: o tempo de espera
dos clientes, o número de clientes na fila e a razão entre o
tempo de espera e o tempo de prestação de serviço.
<<Fechar
|
Clique
nos balões para obter informações adicionais
|