• Consonância e dissonância

Quando as presunções e percepções da empresa em relação ao ambiente são confirmadas na prática, dizemos que ela está em consonância com o ambiente. Neste caso, o comportamento empresarial está de acordo com o ambiente. Por outro lado, quando a empresa não interpreta adequadamente o ambiente, dizemos que ela está em dissonância com o ambiente, ou seja, o seu comportamento está em desacordo com o ambiente.

  • Fronteiras ou Limites e Interface

    a)
    As fronteiras ou limites são os aspectos que separam a organização do ambiente e consiste numa caracterização arbitrária para definir o que é organização e o que é ambiente. Os limites podem ser legais (o que é propriedade da empresa e o que não é), pode ser a atitude dos funcionários (quando se identificam com a empresa e se engajam no alcance dos objetivos organizacionais, individuais e sociais), entre outros.

    b) A interface consiste na área de contato entre uma organização e o seu ambiente. É a interface que possibilita as entradas e as saídas através dos limites ou fronteiras existentes; é o elemento de ligação entre a empresa e seus consumidores, fornecedores, concorrentes e agências reguladoras.


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