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- Valorização da organização empreendedora ou empreendedorismo
Algumas conseqüências da modernidade, como: diminuição do tamanho das
organizações, aumento do desemprego no mercado formal de trabalho; foco
do sistema superior de ensino, voltado para a formação do profissional nas
organizações; perda ou fragilidade do emprego duradouro, até mesmo nas instituições
públicas, e rotatividade de cargos ou funções nas organizações modernas,
têm exigido um perfil profissional diferenciado, fazendo que o indivíduo
busque não só empregabilidade como também empreendedorismo.
- Cadeia de valores ou ênfase no cliente
São as atividades agrupadas e relacionadas a serem desenvolvidas pela
empresa para satisfazer as necessidades dos clientes. Essas atividades iniciam-se
com as relações dos fornecedores, ciclos de produção e vendas até a fase
de distribuição para o consumidor final. Esse modelo baseia-se na metodologia
utilizada por McKinsey e aperfeiçoada e divulgada por Michael Porter, que
consiste em decompor as atividades em primárias e de suporte, que formam
as cadeias de valores. Essas atividades podem gerar dois tipos possíveis
de vantagens competitivas: liderança de custos e diferenciação em cada fase
da cadeia de valores.
Tem-se, também,
a preocupação com os riscos que alguns produtos, podem causar nos clientes.
Nascendo, assim, legislações que protegem o consumidor, como o Código de
Defesa do Consumidor. Assim, as empresas são obrigadas a pensarem primeiramente
no cliente quando lançam qualquer produto no mercado. Outro ponto importante,
na relação Empresa e Cliente, é a disseminação de novas ideologias e princípios
da qualidade total e satisfação do cliente, que se tornaram palavras de
ordem no dicionário do administrador inovador, da era presente. |