• Valorização da organização empreendedora ou empreendedorismo
Algumas conseqüências da modernidade, como: diminuição do tamanho das organizações, aumento do desemprego no mercado formal de trabalho; foco do sistema superior de ensino, voltado para a formação do profissional nas organizações; perda ou fragilidade do emprego duradouro, até mesmo nas instituições públicas, e rotatividade de cargos ou funções nas organizações modernas, têm exigido um perfil profissional diferenciado, fazendo que o indivíduo busque não só empregabilidade como também empreendedorismo.

  • Cadeia de valores ou ênfase no cliente
São as atividades agrupadas e relacionadas a serem desenvolvidas pela empresa para satisfazer as necessidades dos clientes. Essas atividades iniciam-se com as relações dos fornecedores, ciclos de produção e vendas até a fase de distribuição para o consumidor final. Esse modelo baseia-se na metodologia utilizada por McKinsey e aperfeiçoada e divulgada por Michael Porter, que consiste em decompor as atividades em primárias e de suporte, que formam as cadeias de valores. Essas atividades podem gerar dois tipos possíveis de vantagens competitivas: liderança de custos e diferenciação em cada fase da cadeia de valores.

Tem-se, também, a preocupação com os riscos que alguns produtos, podem causar nos clientes. Nascendo, assim, legislações que protegem o consumidor, como o Código de Defesa do Consumidor. Assim, as empresas são obrigadas a pensarem primeiramente no cliente quando lançam qualquer produto no mercado. Outro ponto importante, na relação Empresa e Cliente, é a disseminação de novas ideologias e princípios da qualidade total e satisfação do cliente, que se tornaram palavras de ordem no dicionário do administrador inovador, da era presente.


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