|
O
conceito de posicionamento dado por Sarel (1980,), no qual várias
etapas estariam envolvidas, é ampliado por McKenna (1993),
na definição de três etapas:
- Posicionamento
do produto - Primeira etapa do posicionamento, na qual a empresa
deve determinar como deseja colocar seu produto no mercado competitivo.
Uma das maneiras é diferenciar o produto em seus aspectos peculiares.
O posicionamento do produto transcende o próprio produto e alcança
os problemas do mercado e as percepções dos consumidores.
- Posicionamento
no mercado - A segunda etapa, segundo McKenna, é o
posicionamento no mercado, que consiste na credibilidade do produto
junto ao mercado. Os consumidores, a partir de uma imagem positiva criada
pelo produto, passam a percebê-lo como vencedor, solidificando
sua posição cada vez mais. O ponto fundamental a ser observado
no posicionamento do mercado é a credibilidade. A conquista do
mercado é vital para o sucesso. A credibilidade desfrutada pela
empresa ou produto reduz o medo dos consumidores e auxilia no processo
decisório de compra. Essa credibilidade só é conquistada
se a empresa usar sempre a verdade e produzir aquilo que atenda às
necessidades dos consumidores.
- Posicionamento
da empresa - O estágio final do processo é o posicionamento
da empresa. As estratégias de posicionamento devem transcender
o produto e atingir todo o país. Devem ser considerados os vários
aspectos percebidos e constatados pelos consumidores, como imagem, situação
econômica, qualidade dos produtos oferecidos e do atendimento.
Por meio dessas etapas do posicionamento, desenvolvem-se esforços
no sentido de associar ou dissociá-lo desse conjunto um produto
(ou marca) a um conjunto específico de produtos. Da mesma forma,
busca-se afetar as percepções relativas dos consumidores
sobre produtos dentro de um conjunto dado.
|