3 - Estratégias de Posicionamento

Os produtos existentes no mercado possuem uma posição já determinada na mente dos consumidores.
A Coca-Cola é vista como a maior empresa de refrigerantes do mundo, a Hertz como a maior locadora de automóveis e o Porsche como um dos melhores carros esporte.

É muito difícil para um concorrente assumir a posição dessas empresas na percepção dos consumidores.

Um concorrente tem quatro opções estratégicas:

- A primeira é fortalecer sua posição atual na mente dos consumidores. Por exemplo, assumir a segunda posição e adotar uma estratégia de divulgação desse fato.

- A segunda é buscar uma posição não ocupada, que seja valorizada por muitos consumidores. Essa estratégia é denominada "brecha de mercado".

- A terceira é desestabilizar a confiança do consumidor no líder de mercado.

- A quarta estratégia pode ser chamada de "estratégia do clube exclusivo", que pode ser desenvolvida quando a posição número um não pode ser atingida. A empresa pode promover e divulgar a idéia de que é uma das Três Grandes, ou das Cinco Grandes e assim por diante. A implicação é que aqueles pertencentes ao "clube" são os melhores. Por exemplo, as empresas citadas na edição especial da Revista Exame, como as 100 Melhores Empresas para se Trabalhar, utilizam essa informação como um diferencial competitivo.



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