|
2
- Hierarquia de Produto
O portfólio
de produtos da empresa é definido por uma estrutura denominada
hierarquia de produto.
A hierarquia de produto parte das necessidades básicas e vai até
os itens particulares que satisfaçam essas necessidades.
Os principais níveis de hierarquia de produto, conforme Kotler
(1998):

- Família
da necessidade - A necessidade-núcleo que fundamenta a família
do produto. Exemplo: segurança;
- Família
de produtos - Todas as classes de produtos que podem satisfazer
a uma necessidade-núcleo com razoável eficácia.
Classe: produtos para cozinha. Classe: produtos para cama.
- Classe
de produtos - Conjunto de linhas ou grupo de produtos dentro da
família do produto reconhecido como coerência funcional.
Conjunto de linhas de produtos que podem atender à classe cozinha.
- Linha
de produtos - Grupo de produtos dentro de uma classe de produtos
que estão diretamente relacionados porque funcionam de maneira
similar, é vendido aos mesmos grupos de consumidores, comercializados
pelos mesmos tipos de estabelecimentos ou estão em determinadas
faixas de preço. Grupo de produtos que podem atender a uma classe:
linha de fogões, linha de geladeiras, linha de máquina
de lavar.
- Tipo
ou modelo de produto - Os itens dentro de uma linha de produtos
que compartilham uma ou diversas formas possíveis do produto.
Conjunto de produtos dentro de uma linha de produtos, por exemplo: diversos
tipos de geladeira - geladeira 360 litros, geladeira 560 litros etc.
Algumas empresas costumam chamar de linha de produtos os diferentes
produtos de uma mesma linha. Por exemplo: a Brastemp (www.brastemp.com.br),
tem a linha de fogões e diz que oferece os fogões em três
linhas diferentes: inox, maison e prata. Na realidade são modelos
diferentes de uma mesma linha.
- Marca
- O nome associado a um ou mais itens da linha de produtos que é
usado para identificar a fonte ou caráter do item;
- Item
- (Também chamado de unidade de estoque ou variante do produto).
Unidade distinta dentro de uma marca ou linha de produtos que é
identificado por tamanho, preço, aparência ou algum outro
atributo. Por exemplo: geladeira de 560 litros: duplex frost free.
|