Resumo

Produto é um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis os quais podem incluir embalagem, cor, preço, qualidade, marca e mais os serviços.

Analisando de uma forma global o produto pode ser uma mercadoria, um serviço, um lugar, uma pessoa, ou uma organização. Os consumidores estão comprando muito mais que um conjunto de atributos quando compram um produto. Eles estão comprando a satisfação de um desejo em forma de benefícios que esperam receber do produto.

À medida que a concorrência foi aumentando e os consumidores tornaram-se mais exigentes, as empresas deixaram de oferecer apenas o produto básico ou genérico e passaram a oferecer diferentes categorias de produtos.

Para satisfazer as expectativas dos clientes as empresas devem procurar atingir um nível de excelência que coloque à disposição do mercado produtos e serviços potenciais, ou seja, devem encantar seu cliente.

A grande vantagem competitiva das empresas situa-se no diferencial que podem ser oferecidos em relação aos concorrentes. As empresas que estão agregando valores aos seus produtos, na forma de embalagem, serviços, propaganda, sugestões do consumidor, financiamento, condições de entrega, armazenagem e outros itens são as empresas que alcançam sucesso no mercado.

O portfólio de produtos de uma empresa é definido dentro de uma estrutura denominado hierarquia de produto. A hierarquia de produto parte das necessidades básicas e vai até itens particulares que satisfaçam essas necessidades. Os principais níveis de hierarquia de produto são: Família da necessidade, Família de produto, Classe de produto, Linha de produto, Tipo de produto, Marca, e Item.
Para trabalhar melhor seus produtos a empresa deve classificá-los, observando algumas particularidades. A maneira mais tradicional é dividi-los de acordo com sua durabilidade e utilização.



Copyright © 2003 AIEC..