Resumo

As empresas que oferecem uma grande quantidade de produtos no mercado devem ser classificadas e gerenciadas numa metodologia denominada composto de produto ou portfólio de produtos.

Esse portfólio deve ser classificado conforme sua abrangência, extensão, profundidade e consistência. A partir desta classificação a empresa pode tomar decisões sobre quais linhas de produtos que devem crescer, ser mantidas, exploradas ou eliminadas.

Para analisar uma linha de produtos e decidir sobre o volume de recursos que devem ser investidos na empresa, o gerente da linha precisa analisar suas vendas, os lucro e o perfil de mercado.

Quando perceber uma oportunidade mercadológica o gerente de Marketing pode tomar decisão de proporcionar maior extensão à linha de produtos, ou ainda promover a ampliação dessa mesma linha.

Um dos atributos que merecem atenção especial é a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Um produto poder ser oferecido na sua forma mais simples (Standard) até à forma mais sofisticada possível, dependendo das estratégias definidas para o composto de produto.

As definições de novas características para os produtos têm se constituídos em uma das estratégias mais importante de diferenciação à disposição dos profissionais de marketing. Algumas empresas obtêm a preferência de seus clientes pelo design de seus produtos.

Em outros casos o que tem feito a diferença nos produtos e serviços que são oferecidos aos consumidores é a correta adoção de Marcas.

Outro aspecto de fundamental importância é o cuidado que deve ser tomado quanto à embalagem e rotulagem dos produtos. A maioria dos produtos físicos colocados no mercado é apresentada em embalagem e devidamente rotulada. Deve-se ter em mente que a embalagem pode exercer um papel secundário ou importante na determinação de compra do produto.

O rótulo vem sendo utilizado como uma peça importante não só no processo de identificação dos produtos ou marca, mas também como uma peça promocional das empresas.



Copyright © 2003 AIEC..