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Resumo As empresas que oferecem uma grande quantidade de produtos no mercado devem ser classificadas e gerenciadas numa metodologia denominada composto de produto ou portfólio de produtos. Esse portfólio
deve ser classificado conforme sua abrangência, extensão,
profundidade e consistência. A partir desta classificação
a empresa pode tomar decisões sobre quais linhas de produtos que
devem crescer, ser mantidas, exploradas ou eliminadas. Quando perceber uma oportunidade mercadológica o gerente de Marketing pode tomar decisão de proporcionar maior extensão à linha de produtos, ou ainda promover a ampliação dessa mesma linha. Um dos atributos que merecem atenção especial é a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Um produto poder ser oferecido na sua forma mais simples (Standard) até à forma mais sofisticada possível, dependendo das estratégias definidas para o composto de produto. As definições de novas características para os produtos têm se constituídos em uma das estratégias mais importante de diferenciação à disposição dos profissionais de marketing. Algumas empresas obtêm a preferência de seus clientes pelo design de seus produtos. Em outros casos o que tem feito a diferença nos produtos e serviços que são oferecidos aos consumidores é a correta adoção de Marcas. Outro aspecto de fundamental importância é o cuidado que deve ser tomado quanto à embalagem e rotulagem dos produtos. A maioria dos produtos físicos colocados no mercado é apresentada em embalagem e devidamente rotulada. Deve-se ter em mente que a embalagem pode exercer um papel secundário ou importante na determinação de compra do produto. O rótulo vem sendo utilizado como uma peça importante não só no processo de identificação dos produtos ou marca, mas também como uma peça promocional das empresas. |
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