• Estratégias de Marketing para o Estágio de Declínio

    Nessa fase, as vendas apresentam forte queda e os lucros desaparecem. O produto começa a dar mostras de obsolescência, porque a necessidade que permitiu seu surgimento tende a desaparecer ou porque concorrentes substitutos mais eficientes começam a satisfazê-la por meio de outros produtos.

    O declínio ocorre por inúmeras razões: avanços tecnológicos, mudanças nos gostos dos consumidores e crescente concorrência.
    À medida que os lucros caem, algumas empresas se retiram do mercado, e as que permanecem podem reduzir o número de produtos.

    No Estágio de Declínio, a estratégia consiste em analisar as vantagens competitivas que a empresa possui.
    Quando há vantagem competitiva, os esforços devem:


  • atrair os consumidores das empresas que deixaram o mercado;
  • descobrir novos nichos de mercados;
  • rejuvenescer o produto.

Caso não haja vantagem competitiva e o segmento não seja muito atrativo, a estratégia é de retração seletiva e abandono.



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