Resumo

Dentro das estratégias de Marketing, o item serviço é uma das maiores revoluções promovidas pelas empresas nas últimas duas décadas.

É o setor que mais tem crescido, tanto em nível de empregos oferecidos, quanto em receita gerada.

Os Estados Unidos destacam-se no mundo de hoje como a primeira e principal economia de serviços pelo fato do aumento da riqueza, da maior disponibilidade de tempo para o lazer e da crescente complexidade dos produtos que requerem serviços.

Um serviço pode ser definido como "qualquer ato ou desempenho essencialmente intangível que uma parte pode oferecer a outra e que não tem como resultado a propriedade de algo. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto físico".

Quatro características importantes devem ser consideradas pelos profissionais de marketing quanto aos serviços: intangibilidade, variabilidade, perecibilidade e inseparabilidade.

Os produtos e serviços das empresas também têm um ciclo de vida. O ciclo de vida do produto é uma estratégia de marketing que orienta a dinâmica competitiva do produto, na qual a empresa precisa planejar a seqüência de estratégias apropriadas para cada fase do ciclo de vida: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

No ambiente mercadológico, os produtos e os serviços de uma empresa podem ter vida longa e até mesmo atravessar séculos, dependendo das estratégias de marketing que as empresas venham a adotar.

Dependendo dessas mesmas estratégias, os produtos podem ter vida curta e morrer e, não raras vezes, levar consigo toda a empresa.

Para que isso não ocorra, devemos monitorar, constantemente, o ambiente mercadológico no qual a empresa está inserida. Ao monitorar o ambiente, a empresa deve analisar a situação de seus produtos e serviços em relação aos demais concorrentes. Com isso, é possível monitorar o ciclo de vida de cada produto ou família de produtos da empresa.



Copyright © 2003 AIEC..