Tais atividades, além de indicar alguns dos pontos mais importantes a serem considerados no momento em que se forma o preço, evidenciam as diversas variáveis que entram em jogo. O profissional de marketing precisa estabelecer quais delas são fundamentais para seu caso específico.

Há fundamentos lógicos subjacentes à formação do preço dos produtos e serviços que vão desde a formação psicológica do preço R$ 1,99 em vez de R$ 2,00 até as estratégias mais sofisticadas, como: a de penetração, a de combate à concorrência etc.

A política de fixação de preços precisa satisfazer, ao mesmo tempo, a necessidade de um retorno do investimento adequado e um objetivo de marketing claramente definido. Para isso, as empresas podem utilizar variadas estratégias de preços, de acordo com a forma como pretendem se posicionar no mercado.

A matriz abaixo ajuda na compreensão dessas estratégias, utilizando como base a combinação entre preço e qualidade:

  
PREÇO ALTO
PREÇO MÉDIO
PREÇO BAIXO
Qualidade Alta

1. Estratégia de preço premium
1. Estratégia de
alto valor
2. Estratégia de supervalor
Qualidade Média

4. Estratégia de  preço excessivo
3. Estratégia de valor médio
6. estratégia de valor bom
Qualidade Baixa

7. Estratégia de
assalto ao cliente
8. Estratégia de 
falsa economia
9. Estratégia de
economia

Existem muitos outros fatores capazes de influir na determinação do preço: fatores psicológicos dos consumidores, ação da concorrência, influência das marcas. A importância do preço pode ser verificada na:



Copyright © 2003 AIEC..