Resumo

Existem três alternativas básicas de política de preços de:

  • seleção ou desnatação;
  • penetração;
  • discriminação.

A escolha de uma dessas políticas deve, em cada caso, harmonizar-se com a escolha das outras variáveis do mix de marketing.

A análise dos resultados obtidos e o controle realizado por meio do feedback permitem que o profissional de marketing verifique a validade de suas escolhas.

Várias estratégias de definição de preços estão disponíveis. Dentre elas temos:

a) Preço geográfico;
b) Descontos e concessões de preço;
c) Preço promocional;
d) Diferenciação de Preço;
e) Preço de Composto de Produto;
f) Custo Adicional:
g) Valor Percebido pelo Consumidor;
h) Estratégia de Preços com base na Qualidade Oferecida;
i) Estratégia e Confronto com a Concorrência;
j) Preços baseados na Elasticidade de Preços.

Para estar em sintonia com o mercado, freqüentemente, as empresas enfrentam situações em que necessitam alterar seus preços seja reduzindo ou aumentando-os.

A empresa deve acompanhar a reação dos consumidores e observar seu comportamento, pois é difícil prever como os consumidores e concorrentes reagirão a uma mudança de preço.

Ao enfrentar uma mudança de preços, adotada por um concorrente, é preciso entender sua intenção e a provável duração da mudança. Normalmente, a estratégia da empresa depende de estar fabricando produtos homogêneos ou heterogêneos.



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