1 - O Processo de Distribuição

Distribuição é o conjunto das atividades efetuadas pelo produtor e geralmente por outras empresas intermediárias, para conduzir o produto ao consumidor final. Além do produtor, intermediário e do consumidor final, outras instituições auxiliam no processo de distribuição. Entre esses intermediários, estão bancos, companhias seguradoras, armazéns e transportadoras. Entretanto, como não tomam posse dos produtos e não estão ativamente envolvidos nas atividades de compra ou venda, esses intermediários não são formalmente incluídos no canal de distribuição.

A complexidade das modernas economias de mercado exige que o produtor utilize algum tipo de intermediário no processo de transferência de seus produtos ao mercado.

Num país de dimensões continentais, como é o caso do Brasil, o processo de distribuição de produtos e serviços não é uma tarefa simples para as empresas que decidem operar em escala regional ou nacional. Não é a empresa que fabrica o produto, ou que dá origem ao serviço, que geralmente consegue levá-los até as mãos dos consumidores. São outras pessoas ou distribuidores.

É por meio da distribuição, elemento da estratégia de marketing, que se possibilita ao comprador adquirir o " que" e "quando" deseja. Nesse contexto, os intermediários constituem o canal de marketing ou de distribuição, uma vez que colocam no mercado os bens dos fabricantes.

Embora os produtores possam vender seus produtos diretamente aos consumidores finais, eles acreditam que usar intermediários pode ser vantajoso. Vender diretamente implica dispor de mais recursos, principalmente porque, muitas vezes, é necessário que os produtores se tornem intermediários de outros bens, de outros produtos, a fim de obter economia de distribuição em massa. Por outro lado, os produtores que podem custear o estabelecimento de seus próprios canais muitas vezes conseguem um retorno maior ao aumentar seus investimentos no seu negócio principal.

O processo de distribuição compreende:


  • escolha dos canais;
  • seleção dos intermediários;
  • seleção da oferta;
  • programação de visitas;
  • prospecção e entrega da oferta aos intermediários;
  • venda;
  • estimulação das vendas;
  • relatório de vendas;
  • análise e controle das vendas.


Copyright © 2003 AIEC..