1 - Conceitos de Distribuição

Um produto, para chegar ao consumidor final, percorre vários caminhos, os canais de distribuição, que vão desde a saída da empresa que o fabrica até o ponto de venda para o consumidor.

Estes canais ou vias de distribuição envolvem:

  • atividades de troca de propriedade;
  • prestação de serviços;
  • agregação de margens de comercialização.

Os canais, por onde fluem os produtos, agrupam-se, em:

  • fabricantes;
  • intermediários;
  • consumidores.

Para que se caracterize a existência de um canal, é importante que a propriedade ou o controle do produto ou serviço passe do fabricante, pelo canal, para o consumidor ou usuário. Não é, pois, necessário que ocorra o fluxo de distribuição física de bens pelo canal, sendo suficiente que seja transferida a propriedade ou o controle.


Canal ou via de distribuição é o conjunto de organizações ou indivíduos que se encarregam de levar o produto ou serviço ao local onde o comprador potencial se encontra, num tempo conveniente a esses compradores e em condições de realizar a transferência da posse.

Para Stern & El-Ansary "os canais de marketing podem ser vistos como um conjunto de organizações independentes, envolvidas no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo".



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