Resumo

Um produto, até chegar ao consumidor final, percorre vários caminhos, canais de distribuição, que vão desde sua saída da empresa que o fabrica até o ponto de venda para o consumidor.

Esses canais ou vias de distribuição envolvem atividades de troca de propriedade, prestação de serviços e agregação de margens de comercialização. Ao longo desses canais por onde fluem os produtos, agrupam-se interesses de fabricantes, intermediários e consumidores.

Para que se caracterize a existência de um canal, é importante que a propriedade ou controle do produto ou serviço passe do fabricante, pelo canal, para o consumidor ou usuário.

Para Stern & El-Ansary, os canais de marketing podem ser vistos como um conjunto de organizações independentes, envolvidas no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo.

Dentre os principais agentes dos canais de distribuição, têm-se:

  • Varejistas;
  • Lojas de Especialidades;
  • Lojas de Departamentos;
  • Atacadistas;
  • Revendedores;
  • Distribuidores.

Os membros de um canal de marketing desempenham um número de funções-chave, participando dos seguintes fluxos de marketing :
Informação - Promoção - Negociação - Pedido - Financiamento - Risco -Posse física - Pagamento - Propriedade.

Na distribuição de bens de consumo, os canais mais utilizados são:

a) Canal de nível zero - A distribuição se processa diretamente do fabricante ao consumidor;
b) Canal de nível um - Um intermediário;
c) Canal de nível dois - Dois intermediários;
d) Canal de nível três - Três intermediários;
e) Canais acima de três níveis: mais de três intermediários.

Os quatro canais comuns para os produtos empresariais são:

  • Produtor ® usuário;
  • Produtor ® distribuidor industrial ® usuário ;
  • Produtor ® agente ® usuário;
  • Produtor ® agente ® distribuidor industrial ® usuário .

Os dois canais comuns para os serviços são:

  • Produtor ® consumidor;
  • Produtor ® agente ® consumidor.

Embora os canais de distribuição, na maioria das vezes, descrevam um movimento para frente (Fabricante -----> Canal(is) -----> Consumidor), existem canais em sentido oposto, para trás (Consumidor ---> Canal(is) -----> Fabricante). Nos casos de canais que se movimentam para trás, o consumidor assume o papel de produtor, necessitando de um canal que possa fazer sua ligação com os antigos fabricantes que agora se tornam consumidores.



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