Dentre os principais agentes dos canais de distribuição, têm-se:

  • Varejistas;
  • Lojas de Especialidades;
  • Lojas de Departamentos;
  • Atacadistas;
  • Revendedores;
  • Distribuidores.

Os membros de um canal de marketing desempenham um número de funções-chave, participando dos seguintes fluxos de marketing:
Informação - Promoção - Negociação - Pedido - Financiamento - Risco -Posse física - Pagamento - Propriedade

Na distribuição de bens de consumo temos os canais mais utilizados são:

a) Canal de nível zero - A distribuição se processa diretamente do fabricante ao consumidor
b) Canal de nível um - Um intermediário.
c) Canal de nível dois - Dois intermediários.
d) Canal de nível três - Três intermediários.
e) Canais acima de três níveis: mais de três intermediários.

Os quatro canais comuns para os produtos empresariais são:

  • Produtor ® usuário
  • Produtor ® distribuidor industrial ® usuário
  • Produtor ® agente ® usuário
  • Produtor ® agente ® distribuidor industrial ® usuário

Para serviços são:

  • Produtor ® consumidor
  • Produtor ® agente ® consumidor

Embora os canais de distribuição, na maioria das vezes, descrevam um movimento para frente (Fabricante -----> Canal(is) -----> Consumidor), existem canais em sentido oposto, para trás (Consumidor ---> Canal(is) -----> Fabricante). Nos casos de canais que se movimentam para trás, o consumidor assume o papel de produtor necessitando de um canal que possa fazer sua ligação com os antigos fabricantes que agora se tornam consumidores.



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