3 - Alternativas de Distribuição

A intensidade da distribuição refere-se ao número de intermediários que um produtor utiliza, nos níveis atacadista e varejista, num determinado território.
Dependendo do volume de distribuição pretendido, o número e a natureza dos intermediários, as empresas poderão optar por uma das seguintes alternativas de distribuição:

a) Distribuição intensiva: tipo de distribuição utilizada pela empresa que decide colocar seus produtos no maior número de pontos de venda possível, tendo por objetivo o volume de vendas. É indicada para a venda de produtos de alta rotação (bens de conveniência em geral).
Essa alternativa de distribuição possui algumas vantagens e desvantagens, a saber:


Vantagens

  • os riscos de não vender são pulverizados;
  • é grande a cobertura do mercado;
  • é conveniente para o consumidor, porque encontra o mesmo produto em muitos pontos de venda.


Desvantagens

  • a entrega dos produtos nos intermediários pode ser onerosa e problemática;
  • problemas que podem ocorrer em relação aos aspectos de crédito e cobrança.


Copyright © 2003 AIEC..