2 - Importância das Demonstrações Financeiras

As demonstrações financeiras de uma entidade devem ser vistas como um dos mais importantes instrumentos para a tomada de decisões, o que é possibilitado pela sua análise. Atendem a diversas finalidades, dentre as quais:


possibilitar ao seu usuário conhecer e avaliar a situação dos diferentes elementos que compõem o patrimônio da organização, confrontá-la com objetivos previamente estabelecidos e planejar o seu futuro.

Muitos outros relatórios sobre aspectos específicos do patrimônio, podem ser, e são, emitidos pela Contabilidade, como os inventários e os relatórios de caixa. No entanto, apenas as demonstrações financeiras, no seu conjunto, permitem a visão geral que se faz necessária, particularmente aos analistas externos, aqueles que não participam do dia a dia da empresa.

Fornecem, de forma sucinta, uma visão de como andam os negócios da empresa, possibilitando planejar os ajustes necessários, verificar a possibilidade de novos investimentos, decidir quanto à obtenção de financiamento ou à utilização de recursos próprios, quanto ao nível de estoques, à política de crédito e tomar inúmeras outras decisões que orientam tanto o dia a dia como as políticas e diretrizes da empresa.

São como uma bússola que consultamos periodicamente para saber se o barco está no rumo certo.

No entanto, trata-se de uma bússola que serve também aos que não estão dentro do barco, permitindo que tomem suas decisões sobre se nele devem ou não embarcar, ou se devem dele desembarcar.


Copyright © 2003 AIEC.