Resumo

Demonstrações financeiras são relatórios sintéticos e padronizados que buscam retratar a situação de uma empresa em determinado momento ou período de tempo. Contêm informações relevantes para todos os segmentos da sociedade que de alguma maneira se relacionem com a entidade: os proprietários, os administradores, os credores atuais e potenciais, seus fornecedores e clientes, o governo (federal, estadual e municipal) os concorrentes e os empregados. Cada um desses segmentos pode extrair das demonstrações as informações necessárias para decidir quanto ao seu relacionamento com a organização: sua capacidade de saldar compromissos, seu grau de endividamento e de risco, sua rentabilidade.

Sua elaboração é obrigatória e obedece a normas legais e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos. Seu perfeito entendimento implica em conhecimentos básicos de contabilidade.

Cada uma das demonstrações financeiras exigidas pela Lei n.º 6.404/76 fornece informações sobre um aspecto especifico da situação da empresa: sobre o montante dos diversos componentes do patrimônio (BP); sobre como obteve o resultado (lucro ou prejuízo) em determinado exercício (DRE); sobre o destino dos lucros da empresa (DLPA) ou dos diversos elementos do patrimônio líquido ao longo do exercício (DMPL); e sobre as origens e aplicações dos recursos de que se utilizou ao longo do exercício (DOAR).


Copyright © 2003 AIEC.