Falar em elementos ou classe de elementos significa dizer que as contas registram valores de elementos da mesma natureza: mesas, móveis, veículos, por exemplo, possuem, para a entidade a mesma natureza, pois todos são bens utilizados para o exercício de suas atividades.

As contas podem, num processo de síntese, quando se objetiva apresentar apenas as informações relevantes (como é o caso das demonstrações financeiras), ser agrupadas em contas de maior abrangência.

Exemplificando, a conta que registra os valores das mesas de um escritório e a conta que registra os valores das cadeiras podem ser agrupadas em uma única conta que designaríamos por “móveis” e que registraria tanto os valores das mesas como os das cadeiras existentes.

Por outro lado, contas que agrupam valores de natureza diversa, como é o caso da conta “móveis” podem ser desmembradas, caso se considere importante, na demonstração, mostrar o valor de cada item.

Uma conta que registre os valores dos veículos de uma empresa, por exemplo, pode ser desmembrada em duas: as contas “carros de passeio” e “caminhões”.


Copyright © 2003 AIEC.