3 - A rotatividade (giro) do Ativo

O estudo da rotatividade(giro) ou renovação dos elementos patrimoniais, estende-se ao Ativo das entidades, instrumento fundamental para o entendimento dos resultados por ela obtidos.

A rotatividade ou giro do Ativo mostra quantas vezes, no período de um ano, o montante das aplicações da entidade se reproduz, transformando-se em vendas.

Dito de outra maneira, o giro do Ativo mostra quantas vezes, no decorrer do exercício, o volume de vendas reproduziu o volume de recursos aplicados pela entidade nas suas operações.

Uma terceira forma de conceituar o giro do Ativo é dizer que ele representa quantas unidades monetárias foram vendidas para cada unidade monetária aplicada pela entidade.

O Giro do Ativo (GA) é pois expresso, de maneira simplificada, pelo quociente:


GA = Vendas ÷ Ativo Total


Aplicando-se a fórmula do GA, à empresa ORGA S/A – Indústria de Alumínio, teríamos o giro do Ativo de:


GA = 1.450 ÷ 1.675 =
= 0,87

Isso significa que seriam necessários cerca de 14 meses de vendas para recuperar as aplicações efetuadas pela empresa:


12 ÷ 0,87 = 13,8 meses

No entanto, não se pode considerar como valor do Ativo Total o valor expresso no Balanço Patrimonial do exercício, pois ele retrata a situação da entidade apenas em determinado momento.

O ideal seria que se utilizasse a média dos valores do Ativo em cada um dos doze meses do ano. Não sendo isso possível, utiliza-se a média dos valores nos dois exercícios constantes da demonstração.



Copyright © 2003 AIEC.