2 - Indicadores de lucratividade.

Uma vez que o volume de vendas, do ponto de vista financeiro, é o fator determinante dos lucros, pois para que haja lucros é indispensável vender para gerar receitas, os indicadores básicos da lucratividade (as margens) relacionam as várias expressões de lucro com as vendas.

A seguir apresentamos os indicadores de lucratividade comumente utilizados. Para exemplificar os cálculos, serão usados os dados das demonstrações financeiras da empresa Orga S/A.

ORGA S/A – Indústria de Alumínio
Demonstração do Resultado do Exercício
31.12.X1

Discriminação
R$
Vendas Brutas
(-) deduções
• impostos a recolher
• devoluções
(=) Vendas Líquidas
(-) CMV
(=) Lucro Bruto
(-) Desp. Operacionais
• Desp. vendas
• Desp. administrativas
• Desp. financeiras
• Depreciação
LAIR (=LO)
(-) prov. p/IR
(=) Lucro após IR
(-) Participações
(=) Lucro Líquido
2700
(1250)
1000
250
1450
(700)
750
(250)
20
70
80
80
500
(150)
350
(50)
300


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