4 - Usando o Excel

Devido a infinidade de problemas que podem envolver o conceito de equivalência de capitais, torna-se praticamente impossível a construção de uma planilha única que sirva a todas as questões do gênero.

Nesse sentido, o aluno deve estar ciente de que a solução de problemas que envolvem esse assunto compreende nada mais do que o uso das fórmulas de valor presente e de valor futuro, aprendidas no módulo anterior, que servem, em última análise, para capitalizar e descapitalizar valores ao longo do tempo.

Não obstante esta dificuldade, desenvolveremos a seguir uma planilha exemplo que servirá para o cálculo do valor presente de uma série de fluxos de caixa com até doze fluxos.

Lembramos que o conceito de “valor presente” se refere ao valor de determinado fluxo em uma data focal determinada que, não necessariamente, será a data atual ou zero, mas a data escolhida para a análise dos valores.

Aconselhamos, ainda, que na solução de problemas envolvendo equivalência de capitais, o aluno construa o fluxo de caixa representativo da questão, a fim de facilitar o desenvolvimento dos procedimentos de cálculo.



Copyright © 2003 AIEC.