1) Qual a taxa de juros, simples e composto, implícita em uma operação de desconto efetuada pelo prazo de 4 meses a uma taxa de 4,8% a.m.?

a) taxa de juros simples:

Variaveis: Solução
i = ?
d = 0,048 a.m.
n = 4m i = 5,94% a.m.

b) taxa de juros composto

Variaveis: Solução
i = ?
d = 0,048 a.m.
n = 4m i = 5,47% a.m.

Resposta: A taxa de juros implícita na operação, pelo RCS, será de 5,94% a.m. e, pelo RCC, 5,47% a.m..

2) Um administrador recebe a informação de que a taxa de desconto cobrada pelas instituições financeiras está em 4,5% a.m., enquanto a taxa de operações de empréstimo é de 4,7% a.m.. Com base nestas informações e, sabendo que a empresa necessita recursos pelo prazo de 3 meses, qual será a operação mais vantajosa em termos de custo?

Transformando a taxa de desconto na taxa efetiva, para fins de comparação com a taxa de empréstimo, obtêm-se:

Variaveis: Solução
i = ?
d = 0,045 a.m.
n = 3 m i = 4,95% a.m.

Sendo de 4,95% a.m. a taxa efetiva (juros compostos) correspondente a taxa de desconto de 4,5% a.m., é mais vantajoso para a empresa efetuar uma operação de empréstimo, cujo custo efetivo é menor (4,7% a.m.).

Como podemos observar, o conhecimento da metodologia de transformação das taxas de desconto em taxas efetivas (juros compostos) são de grande importância ao administrador de empresas, na medida em que, somente mediante a sua conversão, poderemos compará-las as taxas de desconto simples comercial com outras taxas praticadas no mercado.



Copyright © 2003 AIEC.