1 - Valor Presente Líquido (VPL)

O Valor presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR), constituem as principais metodologias empregadas pelo mercado, para auxiliar na tomada de decisões de investimentos.

Partindo-se do princípio de que todo projeto de investimento, enquanto operação financeira, pode ser descrito por um fluxo de caixa, a análise desse fluxo por uma das metodologias aqui abordadas (VPL ou TIR) subsidia a tomada de decisão quanto a:

1) ingressar ou não em um determinado projeto e
2) escolher o melhor projeto entre as opções disponíveis.

Considerado o principal critério para avaliação de projetos de investimento, o Valor Presente Líquido, ou VPL, pode ser conceituado como a diferença entre os fluxos de caixa de um projeto (entradas e saídas) descapitalizados até o momento “0” e o seu custo inicial.

Tomando-se a figura abaixo como a representação genérica dos fluxos gerados por projetos de investimento:

Onde:

FC0 = Fluxo inicial (custo)
FCj = Fluxo de caixa gerado pelo projeto para o j-ésimo período (benefícios)
n = tempo final de duração do projeto.

A equação de cálculo do VPL, a partir de sua definição, é dada por:

(1)

ou

(2)


Conforme podemos inferir pela equação (2), o valor presente líquido de um fluxo de caixa qualquer (VPL), nada mais é do que o somatório (S) do valor presente dos benefícios ou prestações (FCj), descapitalizados para o momento “0”, menos o custo inicial da operação de investimento (FC0).

A taxa que serve para a descapitalização dos fluxos (r), também denominada taxa de atratividade, representa o retorno exigido pelos investidores para entrar no projeto.



Copyright © 2003 AIEC.