1 - Relações Interpessoais

As negociações derivam das relações humanas, com toda a sua complexidade. As relações humanas são marcadas por uma natureza de co-dependência e de troca. Trocamos desde bens materiais até sentimentos e experiências cotidianas. Na convivência com o outro, cada um vai descobrindo a sua identidade e estabelecendo relações.

De fato, a identidade é, em grande medida, um produto da cultura e da sociedade. A interação humana na vida social exige o estabelecimento da identidade como pré-requisito. Psicólogos sociais buscam encontrar formas de compreender como a cultura influencia na formação da individualidade das pessoas e também formas de compreender a essência da natureza humana. Compreender essa natureza é fundamental para saber lidar com os comportamentos humanos, sobretudo quando as pessoas estão em interação.

O ser humano é, por natureza, um ser social. Somos construídos por aquilo que define as normas sociais. Na verdade, a subjetividade humana é uma junção de duas formas clássicas de análise: uma que destaca as determinações macrossociais e culturais sobre a ação das pessoas e outra baseada em psicologia de caráter individualista. Mas em ambas as correntes, o ser humano é entendido como um ser social.

É inegável a importância do “outro” em todas as atividades humanas. A primeira comunidade da qual o ser humano participa é a família. Ela é o núcleo que representa a vida em sociedade. As relações interpessoais e os conflitos delas decorrentes surgem no seio familiar e é nesse ambiente que começam a ser vivenciadas as primeiras experiências de negociação.



Copyright © 2019 UPIS.