2.3- Proporcionar um clima de negociação agradável

A preocupação aqui, é com a capacidade do negociador, em prover um ambiente, o mais favorável possível à negociação. Sabe-se que o ambiente afeta a disponibilidade emocional das pessoas. Portanto, o ambiente agradável promoverá abertura e disposição para debate maduro e produtivo entre as partes. Numa situação contrária, o ambiente preparado para gerar pressão e constrangimento à outra parte, além de revelar atitude nada ética, não contribui para a verdadeira negociação.

De acordo com o conceito de negociação que estamos propondo, ao longo de todo o curso, a preparação de um ambiente de negociação está voltada para dois aspectos fundamentais:


  • o cuidado com o ambiente físico, onde se procura proporcionar conforto e segurança às partes que negociam; e
  • o cuidado com o ambiente psicológico, por meio do qual se promove a cordialidade necessária para diálogo franco e aberto entre as partes.

Um clima de negociação agradável é condição básica para o desenvolvimento de negociação madura. É sinal de profissionalismo e demonstração de respeito e consideração pela outra parte. Afinal, como sugerimos na introdução deste tópico, receber bem é, antes de mais nada, atitude ética.



Copyright © 2019 UPIS.