Ao concluir este módulo, fazendo análise global de todas as abordagens, alguns pontos-chave em relação à questão dos estilos dos negociadores ficam ressaltados:


  • Autoconhecimento: os modelos de estilos de negociadores propostos permitem-nos conhecer melhor a nós mesmos, proporcionando visão fundamentada de nossas características pessoais e potenciais a serem desenvolvidos.
  • Conhecimento da outra parte: além de proporcionar um conhecimento pessoal, saber identificar os estilos das outras pessoas também tem grande importância para o sucesso de uma negociação, pois indica como podemos nos relacionar com maior autenticidade com o outro.
  • Formulação estratégica: ao nos conhecer melhor e conhecermos o jeito de ser das outras pessoas, teremos melhores condições de desenvolver estratégias que contribuam para o bom encaminhamento do processo de negociação, que levem à obtenção da melhor opção de acordo, dados os interesses envolvidos e as restrições presentes na situação.
  • Desenvolvimento pessoal: o conhecimento dos estilos de negociação não é resposta final, porém um ponto de partida para aprimoramento de nossa forma de atuação profissional.

Fica claro, portanto, que os estilos são extremamente importantes para toda formulação e desenvolvimento do processo de negociação. Muito mais que uma questão determinística de traços de personalidade, os estilos são recursos pessoais passíveis de aprendizagem e aperfeiçoamento contínuo.



Copyright © 2019 UPIS.