3 - Solução de conflitos interpessoais

Há diferentes formas e recursos para se solucionar conflitos interpessoais e, na maior parte das vezes, a negociação é o melhor caminho. A comunicação e o uso de um mediador são as principais formas mais utilizadas quando um conflito interpessoal foi instalado. Mas há também maneiras de se evitar o conflito antes que ele se instaure. Uma maneira de se evitar o conflito é a escolha de pessoas mais homogêneas para compor a equipe (ex: equipes com funcionários de mesma faixa etária e mesmo grau de escolaridade). Se por um lado, estratégias de grupos homogêneos permitem controlar melhor o grupo, evitando divergências significativas por outro, corre-se o risco de empobrecer a produção e o crescimento da equipe, pois as diferenças movimentam o grupo.

Moscovici (2001) indica diferentes abordagens para que um mediador, o líder do grupo ou os próprios membros possam lançar mão a fim de solucionar um conflito. Para grupos que têm objetivos em curto prazo, pode-se optar pela repressão do conflito por meio de técnicas de recompensas e punições. Mas essa estratégia só pode ser benéfica em grupos que têm objetivos de curto prazo, pois nesses grupos não é necessário consenso para que o grupo seja eficaz. Porém, essa técnica apresenta o risco de camuflar as agressividades, as quais, segundo Moscovici (2001), podem ser canalizadas para os chamados “bodes expiatórios”.

Em grupos de trabalho em que não existe espaço para se falar do que incomoda, é comum membros serem excluídos ou rechaçados. Portanto, reprimir um conflito não significa eliminá-lo e se o grupo for permanecer junto, é melhor não optar por esconder os conflitos e problemas interpessoais.

Uma outra estratégia também utilizada, e oposta à da repressão, é a estratégia de aguçar as divergências em conflito. O objetivo dessa estratégia e esclarecer as divergências, para que as pessoas possam aprender a conviver com elas. Abrir um espaço para que a situação seja esclarecida pode resolver um conflito, porque muitas vezes os conflitos surgem da falta de informação ou de informações equivocadas. Por outro lado, se optar por falar abertamente sobre algo que incomoda, é preciso cuidado com a forma como se expressam os pensamentos e sentimentos, pois muitas vezes o grupo fica tão marcado que torna-se quase impossível retomar as relações interpessoais para o alcance dos objetivos em comum.

Uma outra estratégia apontada por Moscovici (2001) é a de transformar as diferenças em resolução de problemas e ao mesmo tempo evidenciar que as diferenças podem ser benéficas para a produção coletiva. Na verdade, é com a contribuição de cada um que é possível crescer como equipe. Por isso, essa estratégia consiste em incentivar as argumentações e explorações individuais no âmbito do grupo.




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