De acordo com esse sistema temos:


1) Emissor é a pessoa que expressa algo a alguém. Ele é o sujeito da mensagem, ainda que esteja na condição de receptor, se de alguma forma a mensagem recebida o faz reagir.

2) Mensagem é o conteúdo significativo transmitido pelo emissor. No mundo atual, a mensagem pode ser confundida com os próprios meios. É quando um meio passa a anunciar a si mesmo.

3) Meio é o canal através do qual se veicula a mensagem. O próprio meio pode ser a mensagem quando "o como se diz" torna-se mais importante do que "o que é dito".

4) Receptor é o que recebe a mensagem vinda de um emissor. Raramente o receptor recebe a mensagem de forma passiva.

5) Feedback é a resposta ou reação do receptor diante da mensagem do emissor. O receptor que dá um feedback passa a assumir o lugar do emissor.

O esquema tradicional linear emissor/receptor é equivocado porque acaba passando a idéia de comunicação unidirecional, na qual o receptor é um agente passivo dentro do processo de comunicação. Porém, a “interatividade” passa a ser cada vez mais buscada.

Para que haja boa comunicação, é preciso que haja uma sintonia entre o emissor e o receptor. A respeito do feedback, é preciso dedicar-lhe maior atenção, porque, em negociações, ele assume papel fundamental, pois é a partir dele que as partes podem avaliar e rever o que foi transmitido e repensar os seus pontos de vista e posições.



Copyright © 2003 AIEC.